Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Idaron realiza curso para engenheiros agrônomos

A partir desta terça-feira (14) até quinta-feira (16), a Agência Idaron por meio da Gerência de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal (GIDSV), realiza em parceria com a Superintendência Federal de Agricultura em Rondônia (SFA/RO), o V Curso de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO). A atividade acontece na Câmara de Vereadores de Cacoal (a 477 quilômetros de Porto Velho).

O objetivo do evento é capacitar engenheiros agrônomos para a emissão do CFO e do CFOC (Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado), e com isso, fazer o controle do trânsito interno, interestadual e internacional de material vegetal como banana, produtos cítricos e outros vegetais possíveis veiculadores de pragas quaternárias (Pinta Preta, Sigatoka Negra e Moko da Bananeira), determinadas pela Instrução Normativa número 55/2007, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Os participantes terão a oportunidade de receber conhecimentos sobre a classificação taxonômica da praga, monitoramento, tipos de armadilhas, levantamento e mapeamento das doenças em condições de campo, identificação, coleta, entre outros aspectos. No final do curso, será realizada uma avaliação de caráter eliminatório com os presentes, sobre o conteúdo programático. O resultado final apontará os habilitados a emitirem o CFO e o CFOC.

O gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal da Idaron, Augusto Fernandes, destacou a importância da capacitação. “Os profissionais que fizerem este curso terão a oportunidade de ter contato com pessoas de alto gabarito da Embrapa, Ministério da Agricultura e da própria Idaron. No final, teremos esta avaliação que vai comprovar a qualidade do treinamento”, disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: