Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Governadora dá início a Campanha de Erradicação da Febre Aftosa

A governadora Roseana Sarney demonstra grande empenho pela erradicação da febre Aftosa no Maranhão, ao levar o Estado a participar de programas do governo federal como a Campanha Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, que se inicia nesta sexta-feira (1º) e, será estendida até o dia 31 em todo o país. A campanha é coordenada no estado pelo Ministério da Agricultura e a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagro), por meio da Agência Estadual da Defesa Agropecuária (Aged).

A meta é atingir o índice de 100% na vacinação dos rebanhos bovino e bubalino em todo o Maranhão. Este índice é fundamental para que possam ser realizadas as auditorias de defesa sanitária no estado, pelo Ministério da Agricultura, com previsão para acontecer em agosto, deste ano.

Segundo o coordenador da Campanha, Aymoré Fernandes, as auditorias são importantes para que o Maranhão saia da condição de Médio Risco da aftosa e passe a ser considerado o estado “livre de aftosa com vacinação”. “Estes como outros indicadores de natureza técnica além da vigilância epidemiológica farão com que o Maranhão possa galgar o degrau sanitário e partir para o tão sonhado e concretizado estado de febre aftosa livre com vacinação, que é o baixo risco”, afirmou ele.

De acordo com o coordenador, a condição de médio risco em que se mantém hoje, o Maranhão está habilitado a participar do agronegócio nacional com restrições sanitárias, que outros estados mais avançados impõem de acordo com a sua classificação. “O Maranhão hoje para participar de uma feira em outro estado, necessita submeter os animais a quarentena e provas sorológicas, com a autorização do Ministério da Agricultura”. E complementou. “Se o estado atingir uma área livre da febre aftosa com vacinação, ou seja, com baixo risco, serão abertas fronteiras nacionais e internacionais para o agronegócio. Nesta condição, o empresário maranhense vai buscar preços justos para sua atividade pecuária, além de atrair novos investidores para o setor”, destacou.

Aymoré Fernandes ressaltou a importância de se valorizar o setor agropecuário no estado, que detém atualmente cerca de sete milhões de cabeça de gado - um dos maiores rebanhos do Brasil e o segundo do nordeste - além de possuir uma rede ferroviária e um porto favorável às exportações.

Para se chegar ao 100% no índice da cobertura vacinal de bovinos e bubalinos, o coordenador atribui a participação maciça dos criadores e empresários do ramo na campanha. “Estes são fundamentais nesse processo de vacinação e comprovação, além da estrutura governamental do Estado que é o patamar maior e das diretrizes do Ministério da Agricultura”, ressaltou.

Campanha- A campanha é realizada duas vezes no ano - a primeira, agora em maio, e a segunda em novembro – a fim de atender os criadores de bovinos e bubalinos com a demanda da vacina, e a comprovação da mesma através do cadastramento nos escritórios da Aged. Para a campanha está disponibilizada uma estrutura composta de 18 unidades regionais da Aged que já tem funcionando a defesa sanitária animal e vegetal composta por 112 escritórios de atendimento a comunidade, além de 79 Unidades Veterinárias locais espalhadas em todo o estado. Estas, inclusive, são estruturadas com a presença de médicos veterinários, engenheiro agrônomo, técnicos agrícola e de informática e todo o cadastro dos pecuaristas.

Após vacinar os animais, o proprietário tem do dia 1º a 15 de junho para comprovar as vacinações através dos cadastros. Segundo o levantamento de dados gerados pelas unidades operativas da Aged, na última campanha, realizada em novembro de 2008, foram fechados 118 mil cadastros de proprietários de rebanho e 85 mil propriedades rurais. Esses cadastros hoje existentes são renováveis de seis em seis meses. A Aged orienta que aqueles que ainda não fizeram o cadastramento, devem providenciá-los para que possam constar no estado, dentro do ponto de vista legal, para fazer o trâmite do seu gado, no aspecto sanitário e comercial. Para maiores informações, ligue para o Disk aftosa 08002806006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: