Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

terça-feira, 19 de maio de 2009

Idaron prorroga vacinação contra Febre Aftosa

Na manhã desta segunda-feira (18), foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), a portaria que prorroga a vacinação contra Febre Aftosa nos 52 municípios de Rondônia. O motivo foram as abundantes chuvas que caíram em todo o território rondoniense, principalmente na região norte do Estado. "Inicialmente, nossa previsão era de que não haveria prorrogação da imunização de bovinos e bubalinos. Mas muitos pecuaristas e associações entraram em contato conosco e disseram que não haveria condições de vacinar os animais em tempo hábil. Então, entramos em contato com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e houve a autorização para que fizessemos a mudança", disse Augustinho Pastore, presidente da Idaron.

O novo prazo para a vacinação é até o dia 25 de maio (segunda-feira) e a declaração da imunização foi modificada para o dia 01 de junho. Infelizmente, tivemos áreas até alagadas. Outras, devido às chuvas, ficaram inacessíveis, já que muitas estradas vicinais ficaram em péssimas condições. Mas com o verão chegando, acredito que estas datas serão suficientes para obtermos a meta de vacinar 100% do rebanho rondoniense, afirmou Pastore.

De acordo com números parciais da Idaron e da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/RO), já foram declaradas mais de 4 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos vacinadas. Mas este índice deve crescer com a mudança de datas feita pela Idaron. Acredito que este número seja elevado rapidamente, pois já chegaram ao Estado mais de 10 milhões de doses da vacina contra a Febre Aftosa. Com esta modificação feita por nós, nossa meta vai ser alcançada. O produtor que já vacinou pode ficar tranquilo, disse Leandro dos Santos, diretor técnico da Idaron.

Mais sobre a vacinação

Caso os pecuaristas não vacinem ou comprovem a imunização contra a febre aftosa, estão sujeitos a multas de 100 reais, em média, por animal. Também vão arcar com custos feitos com a imunização acompanhada, feita por técnicos da Idaron, como deslocamento e compra de vacinas.



Autor: A/I IDARON

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: