Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Trizidela do Vale tem quase 90% da população atingida pelas enchentes

Ivan Richard
Enviado Especial

Trizidela do Vale (MA) - Uma cidade inteira debaixo d'água. Assim, é a situação de Trizidela do Vale localizada a 280 quilômetros de São Luís, no Maranhão. Agências bancárias, postos dos Correios, cemitério, farmácias, telefones públicos, postes de eletricidade, tudo foi encoberto pelas águas do Rio Mearim que subiram mais de seis metros acima do nível normal desde o início das fortes chuvas que atingem a região desde abril.

Segundo a Defesa Civil do Maranhão, em Trizidela do Vale as enchentes deixaram 3.643 desalojados, 4.510 desabrigados e causaram a morte de uma pessoa. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do município é de aproximadamente 18.8 mil pessoas e quase 15 mil foram afetadas pelas enchentes.

Apesar do número alto de desalojados e desabrigados, o mêdo de saques levou muita gente a não abandonar suas casas. Donos de moradias de dois pavimentos levaram os móveis para o anda superior e, de lá, rezam para que as águas desçam. "Estou aqui vigiando as coisas", disse Francisco das Chagas que ao lado do seu cachorro observava o movimento das canoas em frente a sua casa de dois andares. O andar térreo tinha água até o teto.

Os que tiveram que deixar suas casa voltam todos os dias para a entrada da cidade, na beira da ponte que separa o município da cidade de Pedreiras, alugam uma canoa e vão para os locais onde moravam e tomam conhecimento dos danos causados pela cheia. "Pago R$ 8 todo dia na canoa para olhar minha casa. Consegui tirar alguns móveis, mas perdi muita coisa", contou o aposentado Benedito Belarmino Furtado, que teve sua casa alagada há duas semanas e teve que deixar o local ao lado da esposa.

Os desabrigados lotam as escolas da cidade de Pedreiras. Eles recebem cestas básicas e kits dormitórios distribuídos pela Defesa Civil. No Maranhão sete pessoas morreram, 39.304 estão desalojados, 26.687 estão desabrigados e 72 municípios estão em situação de emergência.

Ao lado do Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil estadual lançou a Campanha SOS Maranhão, disponibilizando uma conta bancária para receber doações. Os interessados em ajudar podem depositar as doações em dinheirio numa conta correte aberta na Caixa Econômica Federal, agência: 0027 - conta corrente: 1000-2 - operação 006.

(Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: