Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

terça-feira, 2 de junho de 2009

Compostagem: manejo e utilização na agricultura orgânica


A Embrapa Agrobiologia desenvolve experimentos sobre compostagem em sua Fazendinha Agroecológica Km 47, onde estudos vêm sendo desenvolvidos para tornar essa técnica ainda mais eficiente, adequando-a a diferentes realidades. Alguns agricultores, por exemplo, não possuem esterco animal na propriedade, mas podem fazer compostagem utilizando palhada de leguminosas. Ou ainda com resíduos regionais que estão sendo testados por outras Unidades da Embrapa para uso na produção de fruteiras.

A compostagem é um processo de preparo de fertilizante natural, o húmus, a partir de resíduos orgânicos – esterco do gado, palhas etc. O composto orgânico resultante pode ser aplicado no solo para melhorar suas características, sem riscos ao ambiente. Todo o processo envolve transformações extremamente complexas de natureza bioquímica, realizadas por milhões de microorganismos do solo que têm na matéria orgânica in natura sua fonte de energia, nutrientes minerais e carbono. O emprego de composto orgânico em uma propriedade é uma forma de reduzir o uso de insumos industrializados, priorizando os recursos naturais.

O uso do composto orgânico estimula o desenvolvimento das raízes das plantas, que se tornam mais capazes de absorver água e nutrientes do solo; aumenta a capacidade de infiltração e retenção de água, reduzindo a erosão; contribui para diminuição da acidez do solo; melhora a estrutura do solo e sua capacidade de retenção e fornecimento de nutrientes de forma gradativa, favorecendo a reprodução de microorganismos benéficos às culturas agrícolas.


ARQUIVOS PATA BAIXAR:

VIDEO PARTE 1



VIDEO PARTE 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: