Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sábado, 28 de junho de 2008

Agropecuária - Estados da Amazônia se unem em defesa do agronegócio em Belém


A reunião do Conseagri - Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Agricultura avançou no que diz respeito às políticas em prol do desenvolvimento rural sustentável na Amazônia. O encontro aconteceu na manhã desta sexta, 27, em Belém (PA). O objetivo principal foi conhecer as políticas públicas de cada estado amazônico e construir uma pauta específica sobre as necessidades do agronegócio nessa região. O evento fez parte do Frutal Amazônia, que termina no domingo, 29, no Hangar (Centro de Convenções e Feiras).

O secretário da Agricultura do Tocantins, Roberto Sahium, reforçou a necessidade de união entre os ocupantes dessa pasta, para mostrar a importância da agropecuária no desenvolvimento do País, ressaltando que o encontro de Belém serve para despertar esse senso de organização para a defesa do setor, por parte de todos os estados da Amazônia. "Só a água que lava os carros novos vendidos no Brasil, em 2007, (2,5 milhões de litros) daria para irrigar uma área de 150 mil hectares de feijão; alimento suficiente para tirar a fome de 9 milhões de habitantes", comparou.

Entre os problemas enfrentados pelo "agrobusiness", Sahium listou questões como o conflito na reserva Raposa Serra do Sol, a redução de investimentos para a pesquisa (R$ 7,8 bi em 1994 para R$ 2 bi em 2008) e a necessidade de se traçar estratégias conjuntas de defesa e planejamento para o crescimento do agronegócio.

O secretário da Agricultura do Pará, Cássio Alves Pereira, explanou a realidade do setor em seu Estado, pontuando as dificuldades enfrentadas com a questão fundiária, fator que limita a regularização ambiental. "É inegável que os problemas existam, por isso estamos em busca do reordenamento, trabalhando a produtividade e buscando crédito com qualidade e incentivo às pesquisas", pontuou.

O representante do Amazonas, presidente de Desenvolvimento Agropecuário do Estado, Edson Barcelos, reafirmou a necessidade do investimento em pesquisas. "Para que de uma planta se faça um medicamento são necessários recursos. E isso hoje só quem faz são as grandes empresas farmacêuticas", considerou.

No Maranhão, de acordo com o secretário adjunto de Agricultura, Cristóvão Ferreira, as dificuldades na agropecuária ainda são muitas. "Está havendo uma reconstrução do sistema de agricultura e abastecimento no Maranhão. Esse avanço dos estados, em bloco, será de grande valia para toda a Amazônia", disse.

Crédito ao pequeno produtor
De acordo com o assessor especial de gabinete da Seagro (TO), Corombert Leão, a burocracia e a inoperância de órgãos de regularização federal provoca uma dificuldade para se obter crédito por parte do pequeno produtor. Essa foi outra consideração levantada na reunião do Conseagri - Norte. Ainda de acordo com os participantes, a demora na liberação desse financiamento é prejudicial. O técnico Haroldo Bezerra, de Rondônia, observou a necessidade de se levar adiante as discussões sobre a resolução do Conselho Monetário Nacional, que limita a obtenção de crédito para produtores na região amazônica.

Agenda
Sahium ministrará nesta sexta à tarde, no Frutal, a palestra "Políticas de Sustentabilidade do agronegócio no Tocantins" e irá fazer uma visita à redação do jornal O Liberal, do Pará, para divulgar as políticas públicas do governo do Estado no agronegócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: