Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sábado, 28 de junho de 2008

Agropecuária - Novas variedades de algodão serão lançadas em Mato Grosso

Redação 24HorasNews


Quatro novas variedades de algodão serão lançadas pré - comercialmente pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, durante a visita técnica de algodão 2008 que se realizará a partir do dia 1ª de julho nas principais regiões produtoras de Mato Grosso.

A FMT 523, FMT 701 Plus, FMT 705 e FMT 707 darão segurança e sustentabilidade aos cotonicultores. Todas são resistentes à virose e bacteriose e apresentam excelente qualidade de fibra, além de alto potencial produtivo.

A FMT 523, cultivar de ciclo precoce que será indicada para a finalização de plantio e o cultivo de safrinha produziu em uma área de cinco hectares destinados para produção de sementes de algodão, 346@ por hectare (ha). Esta área faz parte do campo experimental da Fundação MT localizado no município de Rondonópolis, região em que a média de produtividade varia de 250 a 270@/ ha. Excelente qualidade de fibra e tolerância à ramulária complementam as características da FMT 523. Dessa forma a Fundação MT fornece ao mercado de safrinha excelentes alternativas de cultivares de ciclo precoce de soja (TMG 123) e de algodão (FMT 523).

Maior tolerância à ramulária e melhoria da qualidade de fibra são as principais características da FMT 701 Plus que a diferenciam em relação à FMT 701, cultivar já consagrada no mercado mato-grossense.

Resistência à ramularia e aos nematóides do algodoeiro são as principais características das variedades FMT 705 e FMT 707. De acordo com Paulo Aguiar, gestor do Programa de Melhoramento Genético de Algodão da Fundação MT, o cultivo destas variedades possibilitarão ao produtor reduzir número de aplicações de fungicidas. Segundo o pesquisador, a média de aplicação em Mato Grosso na safra 2007/2008 deverá ser de seis a sete aplicações, destes quatro foram para controle específico de ramulária. O maior volume de aplicação registrada foi na região de Campo Novo do Parecis e Sapezal, onde os produtores chegaram a fazer até dez aplicações de fungicida. Na Serra da Petrovina as aplicações variaram de quatro a sete sendo que, no ano passado, o volume não ultrapassou quatro aplicações nesta região.

Um dos principais fatores para o aumento da incidência de ramulária foi o aumento de inóculo, que foi ocasionado pela presença de soqueiras mal destruídas, das condições ambientais favoráveis e do plantio de cultivares altamente suscetíveis. “Em geral, a cultivares com maior suscetibilidade, apresentam maiores perdas por apodrecimento de maçãs”, explica Paulo Aguiar, pesquisador da Fundação MT.

Visita Técnica – Fertilizantes na cultura do algodão, doenças do algodoeiro, produtividade da FMT 701 serão outros assuntos a serem apresentados durante a visita, que inicia por Itiquira, em primeira de julho. Dia 2, será em Petrovina, Dia 4, em Primavera do Leste. Dia 5 em Campo Verde, dia 9 em Lucas do Rio Verde, dias 11 e 12 em Campo Novo do Parecis e Sapezal, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: