Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Agricultores de SL vão cultivar amendoim para biocombustível

Agricultores familiares rurais de São Luís vão plantar amendoim para ser usado como biocombustível, como parte das ações do Programa de Biodiesel (São Luís Bio), desenvolvido pela Prefeitura. Na semana passada o empresário paulista Carlos Vasque, da Amendo-Oil, assinou termo de compromisso, com a Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar (Coopaf) e a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, para fornecimento de sementes para cultivo junto com a oleaginosa pinhão manso, usada na indústria do biodiesel. A empresa também se comprometeu em comprar toda a produção de amendoim, pelo prazo mínimo de 25 anos.

Na ocasião, foi firmado também convênio de cooperação técnica e financeira, entre a Prefeitura, a Coopaf e a empresa Curcas Diesel do Brasil para a realização de ações voltadas para a implantação de projetos de biocombustível, a partir do pinhão manso. A parceria com a empresa começou em abril deste ano, quando o empresário Mike Lu assinou termo comprometendo-se a fornecer sementes de pinhão manso aos agricultores e a comprar toda produção de grãos

As parcerias firmadas com as empresas Amendo-Oil - beneficiadora de amendoim para fabricação de óleo para uso combustível e humano – e a Curcas Diesel, incluem o plantio experimental de 2,5 hectares de pinhão manso consorciado com amendoim nas comunidades de Calembe e Maracujá, em andamento há 60 dias e o cultivo de 10 hectares na localidade de Rio dos Cachorros, cuja área servirá de Unidade de Validação Tecnológica. O agricultor Roberto Tasaka fornecerá a área para plantio e a mão-de-obra. Já a Secretaria Municipal de Agricultura e as empresas parceiras entrarão com os insumos, tratos culturais, tecnologia, acompanhamento e avaliação dos resultados. O Programa São Luís Bio prevê o plantio de uma de 100 hectares de pinhão manso consorciado com amendoim, milho, feijão, abóbora, entre outros produtos comestíveis.

Como resultado da assinatura dos termos de cooperação e para execução de cronograma de realizações, o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, José Ribamar Luso Souza, nomeou um Comitê Gestor do Programa São Luis Bio. O comitê é formado pelo especialista em Agronegócios, Marcelo Cruz (presidente), o empresário Mike Lu (secretário executivo) a representante da Coopaf, Jeane Medeiros, o agrônomo Carlos Lima, o professor doutor Hamilton Almeida e Antônio José Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: