Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Jackson Lago amplia benefício do garantia-safra a agricultores familiares

O governador Jackson Lago assinou nesta quinta-feira (24), Termo de Adesão com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que amplia de 150 para oito mil o número de famílias atendidas pelo seguro do agricultor familiar, o Garantia-Safra. O seguro é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para amparar prejuízos causados pela seca e que, a partir de agora, também vai atender aos agricultores familiares que tiverem perda de safra por causa de enchentes.
A assinatura aconteceu durante o Seminário Estadual Garantia-Safra, promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagro) em parceria com o MDA. Durante o seminário, que contou com a participação do coordenador Nacional do Garantia-Safra, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Arnaldo Brito e do secretário de Agricultura Familiar do MDA, Adoniran Peraci, foi assinado também protocolo de intenção com a Escola Agrotécnica Federal de Alegre/ES para implantação de um pólo de extensão da escola na Baixada Ocidental Maranhense que terá a parceria com a Escola Agrotécnica de São Luís e a Seagro.
O póloserávoltado para a capacitação dos agricultores familiares da Baixada Ocidental Maranhense na diversificação da atividade agropecuária alcançando toda a cadeia produtiva desde a criação de animais, plantios, processamento de produtos até a comercialização.
O governador Jackson Lago disse que o Garantia-Safra é importante para o agricultor, pois é uma segurança quando ele é vítima de alterações climáticas. Durante seu pronunciamento Jackson Lago voltou a falar da importância da municipalização da agricultura e de um apoio maior ao agricultor familiar. “Constatamos que as dificuldades do pequeno agricultor de honrar seus empréstimos são decorrentes da falta de acesso ao conhecimento. Agora o governo federal acena com grande possibilidade de ajudar o Estado a recompor o seu quadro de apoio técnico e, é o que vamos fazer garantir mais apoio ao pequeno produto”, disse.
As ações realizadas pelo Governo do Estado nesta área foram elogiadas pelo secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Adoniram Peraci. “A situação do Maranhão é muito parecida com a nossa em Brasília, em 2003, quando achamos uma estrutura bastante sucateada e conceitos liberais muito fortes dizendo que é desnecessária a estrutura pública para fazer as intervenções necessárias no país em desenvolvimento”, observou. “Aqui nós estamos vendo a valorização do serviço público com a construção de estruturas pública como temos como exemplo, a criação pelo governador Jackson Lago da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural (Agerp). Essa valorização também é defendida pelo governo federal”, completou.
Adesão dos prefeitos - A ampliação do número de famílias atendidas com o Garantia-Safra, segundo o secretário de Estado da Agricultura, Domingos Paz, é um passo importante na consolidação da agricultura familiar. “É de muita importância à adesão do Estado, mas, sobretudo a adesão dos prefeitos e dos agricultores”, observou o secretário.
O seminário teve como objetivo divulgar a adesão do Estado ao programa Garantia-Safra 2008/2009 e efetivar a adesão dos prefeitos, dos 91 municípios maranhenses localizados na área de atuação da Sudene, em beneficio aos agricultores familiares.
O evento contou ainda com as participações do secretário-adjunto de Agricultura e presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural, Fortunato Macedo; o prefeito de Cururupu, Francisco Pestana que na solenidade representou os demais prefeitos presentes; o superintendente regional do Banco da Amazônia, Luís Euclides Barros Filho; presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão, Francisco Sales; o diretor da Escola Agrotécnica Federal de São Luís, Vespasiano de Abreu; representante da escola agrotécnica de Alegre/ES, Scarpine Almagro; delegado do Desenvolvimento Agrário do Maranhão, José Inácio, entre outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: