Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Agropecuária - Embargo da Rússia não deve atrapalhar mercado

As exportações de carne bovina de Pernambuco para a Europa não devem ser afetadas pelo embargo temporário da Rússia, divulgado nesta quarta-feira (2), de acordo com a assessora técnica da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Késia Alcântaro.

Segundo ela, a suspensão temporária de importações de carne de Pernambuco pela agência russa de segurança alimentar Rosseljoznadzor foi recebida com surpresa. O motivo foi a detecção de casos de uma doença chamada estomatite vesicular no rebanho. “Estomatite vesicular não é causa de embargo em nenhuma parte do mundo”, declara. “É diferente da febre aftosa, por exemplo, que justifica a suspensão”, completa.

A estomatite vesicular é uma doença viral facilmente transmitida entre animais e deles para o homem. Os sintomas são parecidos com os da febre aftosa mas, de acordo com a especialista, as enfermidades não têm a mesma importância. “A estomatite vesicular tem cura”, explica.

Késia Alcântaro informa ainda que o estado teve registro de apenas um foco isolado, no mês de maio, o que também faz o embargo parecer ainda mais rigoroso. Os dois animais infectados tinham a mesma origem: uma fazenda em Garanhuns. “A doença foi detectada e tratada, sem que nenhum outro animal tenha sido contagiado em um raio de 3 km”, declara a assessora.

A notícia da doença chegou à Rússia porque a Adagro cumpriu o procedimento padrão em caso de detecção de zoonoses: informou ao Ministério da Agricultura, que notificou a Organização Mundial de Epizootias. A história, no enta to, mostra que a Europa costuma se retrair em bloco em caso de embargo à importação de carnes.

O estado de Goiás também recebeu cartão vermelho mas, segundo comunicado da própria agência russa, as conseqüências da medida cautelar serão limitadas já que o estado de Goiás abriga apenas 11 dos 70 produtores brasileiros credenciados, enquanto Pernambuco não conta com nenhum. O Brasil é o maior fornecedor de carne bovina para a Rússia, com 438.000 toneladas vendidas ano passado, ou seja, 62% do total das importações do produto.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM, com informações da AFP Paris

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: