Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Convênios visam fortalecer bacia leiteira em Aquidauana

A Prefeitura Municipal de Aquidauana, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Produção e Meio Ambiente e do secretário Carlos Alberto Salamene, vem atuando ativamente para fortalecer e ampliar a bacia leiteira do município de Aquidauana, para isto está sendo desenvolvida uma série de parcerias com instituições privadas e públicas.

Dentre os convênios mais recentes estão os realizados em parceria com a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), que visam fomentar o Programa de Capacitação Técnica Aplicada a Pecuária Leiteira (PCTA-PL) – Rio de Leite e o Centro de Pesquisa em Bovinocultura de Leite – UEMS Leite.

O Programa Rio de Leite é gratuito e a assistência técnica é efetuada por meio de alunos do curso de Zootecnia, com supervisão mensal de um médico veterinário e de um zootecnista, sob coordenação dos professores André Rozemberg, Carolina Barbosa e Marcus Vinicius. Através do programa tem se buscado transferir os conhecimentos gerados na Universidade aos produtores de leite da região do Alto Pantanal Sul-Mato-Grossense.

O Rio de Leite também visa fomentar a permanência do produtor e sua família no campo, por meio da utilização da mão-de-obra familiar nas atividades de produção e processamento de leite. Além da assistência técnica, os produtores também receberão capacitação por meio de cursos de inseminação artificial, manejo de pastagem, alimentação de bovinos leiteiros e processamento de leite para a confecção de derivados lácteos, especialmente queijo. Até o momento estão cadastradas oito propriedades em Aquidauana e espera-se que até o final do ano quinze produtores estejam participando do programa.

Outro convênio assinado pela administração municipal visa fomentar a implantação do Centro de Pesquisa em Bovinocultura de Leite – UEMS Leite. As obras de reforma e ampliação da infra-estrutura existente estão previstas para iniciar na primeira quinzena do mês de agosto. Uma das ações da Prefeitura será a instalação de postes de iluminação, a colocação de guias e o fornecimento de cimento necessário para a elaboração de blocos de concreto que serão utilizados na pavimentação da estrada de acesso e do pátio de estacionamento do Centro de Pesquisa. A confecção dos referidos blocos de concreto será realizada pela Simasul Siderurgia, também parceira da UEMS e da Prefeitura de Aquidauana.

Este Centro será o primeiro local com fins exclusivos para o desenvolvimento de pesquisas em Bovinocultura Leiteira do Mato Grosso do Sul. Ele irá gerar tecnologias específicas e deverá se tornar uma referência no Estado, contribuindo de maneira fundamental para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite. Após sua implantação o Centro capacitará produtores e funcionários de laticínios, por meio de cursos, palestras e dias de campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: