Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sábado, 23 de agosto de 2008

Capacitação ajuda criador a competir no mercado

Com 80 turmas já agendadas em 23 municípios, serão atendidas 48 associações de pequenos criadores, em parceria com o IPA.

No Sítio Boa Vista dos Inácios, no município de Capoeiras, 40 criadores foram treinados sobre ordenha higiênica, com vista à melhoria de sua atividade pecuária. O conteúdo programático dos cursos aborda aspectos ligados ao associativismo, gestão do agronegócio, importância socioeconômica da produção higiênica do leite e cuidados sanitários.

A pequena produtora Maria Eliene Lopes, uma das beneficiadas pelo projeto, aprendeu muito com a capacitação. Disse que a partir de agora o trabalho dela vai ser diferente - vai adotar medidas que antes não praticava por desconhecimento. “Não vou mentir, mas não fazia lavagem das tetas das vacas antes da ordenha, além de ter chiqueiros e galinheiros próximos ao curral. Agora vou mudar tudo, baseada no que aprendi aqui”, comentou.

Simultaneamente, no município vizinho, Caetés, também no Agreste, na Comunidade Riacho das Porteiras, uma aula prática alertou para a prevenção da mastite (inflamação nas tetas dos animais) ocasionada pela falta de higiene na ordenha. O criador Sebastião Severino da Silva atento às demonstrações disse que nunca tinha participado de uma capacitação sobre o assunto. “É uma benção ter essa oportunidade para melhorar minha produção. Agora sei que os cuidados com a higiene podem evitar muitos prejuízos”, comemorou.

A gerente de Agronegócio da Sara, Carmem Patrícia Alexandre, em vistoria aos cursos falou que essa é a proposta do Qualificampo: trazer reformulações para que o produtor se enquadre às exigências do mercado. “A meta é que o criador torne-se competitivo ao apresentar um produto de qualidade”, salientou acrescentando que a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária - Adagro passou a ser parceira nos cursos, e técnicos da Agência prestam orientações sanitárias - vacinação e prevenção de doenças. “A UFRPE também vai entrar como parceiro do Projeto”, diz Carmem Patrícia. Minúcio Monteiro, gestor do IPA e coordenador das capacitações, reforça que “sem qualidade no que produz, o produtor é candidato a ficar fora do mercado”.


Kit de higiene - Ao final de cada curso o participante também recebe um kit com materiais para fazer uma ordenha higiênica. Constam nos materiais, botas, batas, baldes, canecas com fundo preto - para verificar se há alterações no leite - raquetes para reagentes - serve para identificar se o animal tem mastite -, iodo para desinfetar as tetas e peneira.

Após receber o kit, o presidente da Associação do Assentamento São José, em Iati, Roberto Cavalcanti, disse que vai colocar em prática tudo o que aprendeu, além de ajudar os companheiros a adotar as medidas. “Agora sabemos que vamos valorizar o nosso produto”, assegurou.

A gerente Regional do IPA em Garanhuns, Fátima Cavalcanti, falou que a procura pelos cursos tem sido grande. “A previsão era capacitar, neste momento, 1,5 mil pessoas, mas em virtude da demanda, a quantidade de participantes subiu para 1.620 pequenos criadores”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: