Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Carnes: pesquisa indica maior intenção de confinamento para 2008

SAFRAS (31) - A oferta reduzida e a alta do preço do boi magro no mercado somada às sucessivas altas nos preços dos insumos para nutrição empurraram para baixo a estimativa de produção dos confinadores associados à Assocon (Associação Nacional dos Confinadores) na safra 2008. É o que revela o resultado da 3a pesquisa de intenção de confinamento realizada pela entidade, que ouviu 47 associados, entre os dias 21 e 29 de julho, nos estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Na análise comparativa sobre os resultados das duas pesquisas anteriores, realizadas no primeiro semestre do ano, a estimativa sobre o volume de animais confinados no país caiu 12%, para 578.451 cabeças. Apesar do arrefecimento do setor, na comparação com o mesmo período de 2007, esse volume representa crescimento de 6,7%, contra as 541.951 cabeças abatidas no acumulado do ano passado.

O levantamento revelou ainda que do total de animais estimados para a safra de 2008, 14% ainda não foram comprados, perto de 82 mil animais. Segundo Bruno Andrade, zootecnista da Assocon, isso poderá representar uma redução ainda maior sobre intenção de confinamento para este ano, apesar dos pecuaristas garantirem que irão cumprir suas novas metas. "MT, MS e GO são os estados com maior déficit para cumprimento da meta de 2008 estabelecida pelos associados", diz.

Nos próximos meses será divulgada nova pesquisa de intenção de confinamento, pesquisa essa que encerra os dados do setor para este ano. Para o técnico da Assocon, a exigência cada vez maior da agroindústria frigorífica por padronização, escala e regularidade na entrega do boi gordo faz da pecuária intensiva um caminho obrigatório e sem volta. Já da porteira para dentro, o melhor aproveitamento da terra, o retorno rápido do capital investido e os ganhos com produtividade animam os pecuaristas a manter o confinamento funcionando, mesmo com todos esses fatores adversos, conclui o especialista.

InterConf - A Associação Nacional dos Confinadores espera reunir mais de 600 profissionais do setor de pecuária de corte, entre 16 e 18 de setembro, em Goiânia (GO), para a 1a Conferência Internacional de Confinadores InterConf. O evento de âmbito internacional e inédito no país terá o foco das suas discussões e debates no sistema de produção em confinamento e cujo público-alvo é formado por pecuaristas, empresários, representantes do setor tecnológico, produtores de grãos, pesquisadores e demais agentes da cadeia produtiva. "A InterConf ocorre em um momento positivo para a pecuária nacional, especialmente com a maior valorização da arroba do boi e com os avanços consecutivos nas exportações de carne", afirma Juan Lebron, diretor operacional da Assocon. As informações partem da Assessoria de Imprensa da Assocon.

(CBL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: