Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Clipping de notícias rurais

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, estima que todo o território nacional deverá estar livre de febre aftosa num prazo de três anos. Segundo ele, o governo vem trabalhando intensivamente de forma bilateral com países que fazem fronteira com o Brasil, como Paraguai, Bolívia e Venezuela e, multilateralmente, com organismos internacionais para eliminar a aftosa no continente. O Ministério deve realizar, em breve, auditoria na estrutura de defesa agropecuária do Pará para avaliar o risco da doença no Estado.
Fonte: O Estado de São Paulo

A expansão da oferta de etanol coloca em xeque o sistema logístico brasileiro, calcado principalmente no modal rodoviário. Há um ano, especialistas e representantes do setor antecipavam dificuldades de escoamento. Agora, em meio ao pico da safra, entre maio e outubro, os custos com frete aumentaram mais de 20% e faltam caminhões para transportar o combustível para as principais áreas consumidoras e portos do país. Algumas transportadoras têm previsão de receber novos tanques e caminhões entre 2009 e 2010.
Fonte: Diário do Comércio

As mudanças climáticas ocasionadas pelo aquecimento global poderão impor prejuízos de 7 bilhões 400 milhões de reais ao agronegócio brasileiro em 2020 e de 14 bilhões de reais, em 2070, alterando – para pior – a economia e a geografia da produção agrícola no Brasil. A previsão está em um estudo da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A perda de produção poderá ser "dramática" em algumas regiões, principalmente no Nordeste.
Fonte: O Tempo

A renda gerada pelos 20 principais produtos agrícolas deve crescer 17% em 2008 e concentrar a riqueza do campo nos produtores de soja, milho e cana. A estimativa é do Grupo de Acompanhamento Conjuntural, integrado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e Ministério da Agricultura. A receita agrícola recorde de 156 bilhões 700 milhões de reais esperada para este ano deve superar em 9,6% o melhor resultado da série histórica, registrado em 2003.
Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: