Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Consciência ambiental será celebrada em AL


O Dia Nacional de Campo Limpo será comemorado em Alagoas, nesta quarta-feira, 20, na Central de Recebimentos de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Marechal Deodoro. Através de decreto lei emitido pelo governo federal, o dia 18 agosto ficou estabelecido como Dia Nacional do Campo Limpo. A iniciativa foi originada do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV).

A data visa disseminar e comemorar avanços no sistema de destinação final de embalagens vazias. Segundo o diretor da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Eduardo Lino, a intenção do evento é fomentar a consciência ambiental e chamar a atenção para a importância do manuseio das embalagens vazias de defensivos agrícolas. Eduardo Lino também fez menção ao crescimento na arrecadação de embalagens vazias no Estado. “Alagoas cresceu 436% no índice de arrecadação de plásticos”, citou.

O presidente da Associação dos Distribuidores e Revendedores de Agrotóxicos de Alagoas (Adraal), Luiz Carlos França, lembra a atribuição educativa do evento. Trezentas crianças de comunidades e escolas rurais vão participar da solenidade na Central de Recebimentos de Embalagens Vazias de Agrotóxicos em Marechal Deodoro.

Segundo Luiz Carlos França, a comemoração do Dia de Campo Limpo representa um marco importante no trabalho de conscientização ambiental. “Pela primeira vez estamos comemorando efetivamente o Dia de Campo Limpo, e devemos fomentar esta discussão de proteção ambiental”, ressaltou o presidente da Adraal. Na ocasião, 60 mudas de árvores nativas serão plantadas na Central de Embalagens para provocar nos participantes a importância do respeito ao meio ambiente.

Para reforçar o sentimento de preservação ambiental, o Dia Nacional de Campo Limpo em Alagoas prevê palestras educativas, como A Fauna e a Preservação da Mata Atlântica, a ser proferida pelo presidente do IPMA (Instituto para Preservação da Mata Atlântica), Fernando Pinto; O Ciclo da Água, que será abordada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), e o Ciclo das Embalagens de Defensivos Agrícolas, que será ministrada por Elianderson França (Adraal). Fechando o ciclo de palestra, Eduardo Lino (Adeal) falará sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e dos Defensivos Agrícolas. Apóiam a Adraal no evento as indústrias e fabricantes de defensivos agrícolas do Brasil e os distribuidores e revendedores locais de defensivos.

No país — Atualmente, o Brasil destina corretamente as embalagens de produtos fitossanitários, aponta o InpEV. Segundo os números do instituto, 80% das embalagens que estavam no mercado são recicladas ou incineradas e 96% do total das embalagens primárias (contato direto com o produto) tem o mesmo destino. Em 2007 foram destinadas no Brasil mais de 21 mil toneladas de embalagens de defensivos agrícolas.



por Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: