Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sábado, 23 de agosto de 2008

Declaração do ITR termina dia 30 de setembro

Os proprietários rurais têm até 30 de setembro para fazer a entrega a declaração do ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural) de 2008. Este ano não houve mudanças no conteúdo da declaração, mas, segundo o advogado Paulo Daetwyler Junqueira, é importante que a área declarada possa ser comprovada."A cada ano, o processo de malha fina da Receita Federal está mais rigoroso", diz o advogado.

Como em 2007, o proprietário deve ficar atento à declaração de áreas ambientais do imóvel, isentas do imposto, e ao valor da terra nua. As áreas ambientais são divididas em seis grupos: APPs (Áreas de Preservação Permanente), RPPN (Reserva Legal, Reserva Particular do Patrimônio Natural), Áreas de Interesse Ecológico, Áreas de Servidão Florestal ou Ambiental e Áreas Cobertas com Florestas Nativas.

"Desde o ano passado, conforme a Lei da Mata Atlântica, de 2006, áreas cobertas com florestas nativas, que não estejam averbadas em cartório como Reserva Legal, também são consideradas áreas não-tributáveis", diz.

Quem possuir áreas ambientais para declarar deve antes, obrigatoriamente, preencher o ADA (Ato Declaratório Ambiental). No site do Ibama (www.ibama.gov.br/adaweb), após fazer o cadastro, o contribuinte recebe um número de protocolo, que será usado na declaração.

A declaração pela internet deve ser feita até as 20 horas do dia 30 de setembro (www.receita.fazenda.gov.br). Quem declarar em disquete deve entregá-lo nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: