Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Fiscais do IMA passam por aperfeiçoamento

Começa na próxima segunda-feira (11/08) o treinamento de 80 fiscais agropecuários do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) que atuam nas Barreiras de Fiscalização do Trânsito. A capacitação visa o aperfeiçoamento técnico dos servidores a fim de que possam desenvolver um trabalho mais efetivo e de acordo com a legislação vigente.

Os profissionais serão divididos em duas turmas. A primeira será treinada entre os dias 11 e 14, e a outra de 18 a 21 de agosto. O curso acontece no Hotel Fazenda Álamo, município de Campo Belo, no sul de Minas.

Será apresentado aos servidores detalhes sobre fiscalização de agrotóxicos, de sementes e mudas, de pragas regulamentadas pelo Ministério da Agricultura (MAPA) e de produtos vegetais, e ainda sobre os procedimentos cabíveis nas irregularidades encontradas na inspeção no trânsito.

Participam das atividades as gerências de Defesa Sanitária Vegetal e Animal, de Planejamento e também da Coordenadoria de Apoio à Operação Fiscal do IMA.

O treinamento está previsto no convênio firmado entre o IMA e o MAPA para o desenvolvimento, no que se refere à sanidade vegetal, do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). O Sistema visa garantir o atendimento às legislações Estadual e Federal que regulamentam o setor, o que possibilitará a ampliação da competividade interna e externa dos produtos oriundos da agricultura e criação de novos mercados de consumo.

Dentro deste contexto, as Barreiras de Fiscalização Sanitária são de fundamental importância para evitar a introdução e disseminação de pragas regulamentadas nas lavouras mineiras.

Atuação

O IMA possui atualmente 19 Barreiras de Fiscalização fixas, instaladas principalmente nas divisas do estado, através das quais é possível controlar a circulação de produtos de origem animal e vegetal. O Instituto realiza ainda fiscalizações móveis.

No primeiro semestre de 2008, o IMA realizou 409 blitze em Minas Gerais. No que se refere a produtos de origem vegetal, os fiscais do Instituto apreenderam aproximadamente cinco toneladas de banana, número semelhante de citros e quase uma tonelada de uva, todos irregulares. Foram inspecionadas ainda mudas e caixas vazias.

O número também é relevante em se tratando de produtos de origem animal. Cerca de 50 toneladas de lácteos e mais de 17 toneladas de produtos cárneos impróprios para o consumo foram apreendidos.

O trabalho de fiscalização realizado pelo IMA visa a defesa sanitária agropecuária e foca também a saúde publica, com o objetivo de fazer com que apenas alimentos de qualidade cheguem à mesa do consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: