Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Ibama realiza "Operação Maria Fumaça"

SÃO LUÍS - A “Operação Maria Fumaça II” vem sendo realizada desde o final de julho pela Gerência Executiva do Ibama de Imperatriz em áreas de projetos de assentamentos da União com fins de reforma agrária, localizados em regiões próximos ao pólo Siderúrgico de Açailândia. Nelas foram encontradas áreas desmatadas, queimadas e carvoarias sem licença.

O INCRA informou que em tais projetos não são contempladas as atividades de carvoejamento, conforme consta nos PDA – Plano de desenvolvimento do Assentamento. Com base nesta informação e na constatação da falta de licença ambiental e material lenhoso sem origem legal, vem sendo feita a autuação dos infratores, embargo das áreas desmatadas e demolição dos fornos.

Segundo o Ibama de Imperatriz, até o presente momento, já foram lavrados cerca de R$ 179 mil reais em multas, sendo demolidos 179 fornos de carvão, além da constatação de outros ilícitos, contudo a operação está em pleno andamento sem previsão de conclusão.

De acordo com o coordenador da Operação, Sr. Luis Furtado da Silva, além de crimes ambientais, foram constatados crimes agrários, tais como o arrendamento de lotes a terceiros, além de crimes trabalhistas, como a existência de trabalhadores de outros estados, sem carteira assinada e em péssimas condições trabalho.

Foram também realizadas ações junto a Reserva Extrativista do Ciriaco, Unidade de conservação de uso sustentável, localizada no município de Cidelândia. Dentro desta Unidade de Conservação, foram apreendidos 5 caminhões e uma pá carregadeira, as quais estavam sendo utilizados para extração ilegal de cascalho.

Para a realização desta operação, foram disponibilizados 13 fiscais do IBAMA dos estados do Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Sul e Piauí, além do apoio de 8 Policiais do Batalhão Florestal.

As informações são do Ibama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: