Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Laboratório Móvel vai analisar qualidade do leite na Paraíba

O Governo do Estado adquiriu, em parceria com o Ministério do desenvolvimento Agrário (MDA), uma Unidade Laboratorial Móvel, específica para fazer análise de leite. De acordo com o gerente da Defesa Agropecuária, Ricardo Leite, o veículo totalmente equipado custou R$ 180 mil e vai fazer parâmetros de medidas de gordura; sólidos não gordurosos; densidade do leite; proteína e água adicionada ao leite. A equipe é composta por um motorista, um engenheiro químico e um médico veterinário, esses dois últimos já treinados para trabalhar com análise de leite.

A unidade é equipada com laptop, impressora, estufa para esterilizar material, geladeira, televisor e DVD para palestras nos laticínios e capacitação de produtores, ar-condicionado, caixa d'água, gerador de energia, além de armários e o analisador de leite por ultra-som, o principal equipamento.

Kits adquiridos pela Defesa Agropecuária também vão identificar a mistura do leite de cabra com o leite bovino, uma fraude que é verificada por conta do valor maior do leite caprino. A grande vantagem do laboratório móvel é que os testes do leite serão feitos no local onde a fiscalização acontece, com resultados quase que imediatos. Haverá fiscalizações também nas rodovias, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal. A unidade móvel começa a funcionar esta
semana.

O trabalho será desenvolvido principalmente nos laticínios que fornecem leite para o programa governamental Leite da Paraíba, que fornece todos os dias 120 mil litros de leite, em todo o estado. Para alguns tipos de análises que não são feitas pelo laboratório móvel, a Defesa Agropecuária está firmando convênio com o Laboratório Central (Lacen), para análises de queijo, leite pasteurizado e outros produtos.

Ricardo Leite acrescentou que a unidade móvel também será útil às atividades do CQUALI, o Centro de Monitoramento da Qualidade do Leite que está sendo implantado na Paraíba, com a participação a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), do Lacen e outros parceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: