Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Mais de 1.500 produtores já foram capacitados no Cetre

O Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre) é o mais novo dos nove Centros de Treinamentos de Agricultores do Estado, administrados pela Emater-RS-Ascar, e apesar do pouco tempo em atividade, vem se destacando pelo número de cursos ministrados, e pelo alto índice de participantes.

Nesta semana, o Cetre totalizou o número de 1. 564 produtores, produtoras e técnicos capacitados em 94 cursos realizados, desde a sua criação no ano de 2004.

De acordo com o coordenador do Cetre, o Técnico Agropecuário Lovaldo Pivotto, a origem dos participantes é, principalmente, dos municípios do Alto Uruguai, mas agricultores de outras regiões do Estado também participam.


O Cetre disponibiliza seis cursos voltados para as atividades agropecuárias nas pequenas propriedades: Bovinocultura de Leite; Panificação e Processamento de Farináceos, módulos I e II; Curso de Bolos e Tortas; Secagem e Armazenagem de Grãos; Citricultura e Boas Práticas de Fabricação.
Em Bovinocultura de Leite foram treinados 673 produtores em 40 cursos ministrados. No Curso de Panificação e Processamento de Farináceos, módulo I - Pães e Cucas, foram capacitados 242 participantes. Em Panificação e Processamento de Farináceos - módulo II - Biscoitos e Bolachas mais 52 pessoas participaram do curso. Em Processamentos Artesanal de Bolos e Tortas foram realizados cinco cursos para 76 participantes.
O curso de Secagem e Armazenagem de Grãos já treinou 386 agricultores em 24 capacitações realizadas. Em Boas Práticas de Fabricação foram treinados 71 produtores em quatro cursos realizados. Também foram realizados dois cursos de Irrigação para Técnicos da Emater/RS-Ascar. O curso de Citricultura tem sua implantação programada para novembro deste ano.
Os cursos são essencialmente práticos, com duração de 30 a 40 horas aulas, e têm como instrutores técnicos da Emater/RS-Ascar, especialmente treinados para este fim, que além de suas atividades normais nos Escritórios Municipais, também desempenham esta função. Cada um tem a sua Unidade Didática, onde são realizadas as práticas inerentes ao Plano Pedagógico programado.
Pivotto observa que a aprovação por parte dos participantes pode ser constatada nas avaliações escritas no final de cada evento e nas avaliações pós-curso por parte dos extensionistas dos Escritórios Municipais, em suas visitas às propriedades destes produtores, seis meses após a sua participação na capacitação.
O Centro de Treinamentos de Agricultores de Erechim está localizado junto ao Colégio Agrícola Ângelo Emílio Grando e é administrado pela Emater/RS-Ascar e por um Conselho Técnico Administrativo formado por representantes de 20 entidades parceiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: