Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

PAUTA DIA 15 – 8H30: REUNIÃO DO FÓRUM NACIONAL DOS EXECUTORES DE SANIDADE AGROPECUÁRIA

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, participa em Curitiba da abertura da primeira reunião do Fonesa (Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária). Esta é a primeira vez que o Paraná sedia uma reunião da entidade que congrega todos os serviços de defesa agropecuária do País. Cerca de 17 estados brasileiros já confirmaram participação.

O tema central de discussão será os serviços de inspeção de produtos de origem animal existentes nesses estados e as adequações que estão fazendo para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – Sisbi - e ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária – Suasa. O Fonesa busca a consolidação de uma proposta dos estados para a efetiva implantação do Sisbi nas unidades da federação.

Sisbi e Suasa são novos conceitos que possibilitam o acesso a mercados de outros estados, dentro do princípio da equivalência. Isso significa que os produtos de determinados municípios ou regiões poderão ser vendidos para outros municípios ou regiões em situação equivalente, o que amplia o mercado. Atualmente somente as agroindústrias com Serviço de Inspeção Federal (SIF) podem enviar produtos para outros estados.

No entanto, para adesão ao Sisbi e Suasa os serviços de inspeção estadual devem estar bem organizados e submetidos a auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

De acordo com o diretor do Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária (Defis) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Silmar Bürer, será muito importante para o estado o fato de Curitiba sediar esse encontro. Ele é de grande significado à medida que permite a Agricultura Familiar acessar outros mercados para os produtos paranaenses.

Além de Bianchini, participarão da cerimônia de abertura do superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná, Daniel Gonçalves Filho, e o diretor do Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária (Defis) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Silmar Bürer.

Serviço:
Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária.
Dia: 15 (sexta-feira).
Hora: 8:30 horas.
Local – Hotel Lizon.
Endereço – Avenida Sete de Setembro, 2246 – próximo à Rodoferroviária.
Fone – 2104-9454.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: