Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sábado, 9 de agosto de 2008

mudanças climáticas alteram doenças na agricultura

A vulnerabilidade da agricultura com relação à ocorrência de doenças de plantas é um assunto estratégico para o Brasil e as mudanças climáticas certamente vão alterar o atual cenário dos problemas fitossanitários da agricultura no País. O alerta é da pesquisadora do Laboratório de Microbiologia Ambiental da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) e da professora do curso de pós-graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu (SP), Raquel Ghini, uma das coordenadoras do livro Mudanças climáticas: impactos sobre doenças de plantas no Brasil, que será lançado no dia 15 de agosto, às 19h30, no auditório A, durante a programação da 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Segundo ela, as modificações na importância relativa das doenças das culturas podem ocorrer em algumas décadas. "Os impactos econômicos, sociais e ambientais podem ser positivos, negativos ou neutros, pois as mudanças climáticas podem diminuir, aumentar ou não ter efeito sobre os diferentes problemas fitossanitários, em cada região", diz.

A pesquisadora explica para a elaboração do livro que aborda o assunto foram usados mapas, obtidos a partir de dados climáticos dos cenários futuros do Brasil, disponibilizados pelo terceiro relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Todo o material foi entregue e analisado por renomados fitopatologistas de diversas instituições públicas e privadas, com a finalidade de discutir as alterações na incidência de problemas fitossanitários de importantes culturas do País.

Os primeiros capítulos da publicação, editada pela Embrapa Informação Tecnológica, descrevem a metodologia adotada e a caracterização do clima em cenários futuros. Dividido por culturas, incluindo doenças de hortaliças (batata, tomate, pimentão e melão), de grãos (arroz, cereais de inverno, milho e soja) e outras de fundamental importância para o País (bananeira, cana-de-açúcar, cafeeiro, citros, seringueira e eucalipto), o livro discute também os impactos potenciais sobre a incidência de fitonematóides, sobre o controle biológico e químico de doenças de plantas, assuntos que carecem de informações na literatura nacional e internacional.

A obra constitui um avanço nos trabalhos sobre os impactos das mudanças climáticas na agricultura e certamente direcionará a pesquisa sobre o assunto no País. O livro contou com a participação da pesquisadora Emília Hamada, da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) e de uma equipe interdisciplinar de especialistas das áreas de fitopatologia e geoprocessamento, responsável pelo desenvolvimento da metodologia usada na abordagem do tema.

FONTE

Embrapa Meio Ambiente
Cristina Tordin - Jornalista
Telefone: (19) 3311-2608

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: