Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sábado, 9 de agosto de 2008

SFA/MS capacita 56 Agentes Federais de Inspeção Sanitária


A Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA/MS), fará um curso de capacitação para 56 Agentes de Inspeção Sanitária e Industrial contratados no último concurso público do Ministério da Agricultura (MAPA), para atuarem na linha de Inspeção Federal de quatro frigoríficos de bovinos que exportam matéria prima para industrialização (corned-beef), em São Paulo e Outras regiões do País. O curso de formação em “Inspeção Industrial e Sanitária para Produtos de Origem Animal”, será realizado nos dias 11 a 21 deste mês, no auditório da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) em Campo Grande e terá 80 horas de aulas teóricas e 120 de aulas práticas na linha de Inspeção dos frigoríficos. Os 56 novos Agentes trabalham nos SIF’s 1662-Campo Grande, 0049-Nova Andradina, 3181-Naviraí e no SIF 4238 de Bataguassu.

A capacitação dos Agentes faz parte do acordo firmado no dia (1º), em Washington (EUA), entre representantes da Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA e o Food Safety and Inspection Service (FSIS) do Departamento de Agricultura Americano (USDA). Além do curso de atualização, ficou acordado com a equipe americana, novas auditorias nas plantas de processamento dos frigoríficos brasileiros habilitados a exportarem carne bovina industrializada para os Estados Unidos.

Conforme o Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz, o relatório destas ações será enviado pelo governo brasileiro ao FSIS, que após análise do documento, irá agendar uma missão para realização de nova inspeção amostral, que deverá ocorrer antes do final deste mês.

Até que estas ações sejam efetivamente implementadas, preventivamente, o Mapa não emitirá o Certificado Sanitário Internacional para a carne bovina processada destinada ao mercado americano. Em recente missão do FSIS ao Brasil, foram constatadas não conformidades de plantas frigoríficas de carne bovina processada. O relatório completo desta missão foi avaliado hoje entre as autoridades dos dois países.


Fonte: SIPAG - SFA/MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: