Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Norte: Curso de Agroecologia reserva 30% das vagas a mulheres

Até o dia 05 de setembro, os técnicos agropecuários de nível médio, dos Territórios da Cidadania da Região Amazônica, podem se inscrever no 1º Curso de Aperfeiçoamento por Alternância em Agroecologia oferecido nesta localidade. A cota mínima de 30% das vagas é assegurada às mulheres, desde que respeitadas as demais orientações do termo de convocação. O objetivo do curso é proporcionar, aos profissionais de áreas afins, formação e aprimoramento de habilidades necessárias à implementação de práticas agroecológicas junto aos agricultores familiares, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do meio rural amazônico.

A formação deve envolver profissionais que atuam em entidades/organizações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) governamentais ou não-governamentais, dos municípios dos Territórios da Cidadania dos estados de Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Roraima e Amapá.

O curso é promovido pelo Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), com o apoio da Escola Agrotécnica Federal de Castanhal (EAF Castanhal), da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), da Sociedad Científica Latinoamericana de Agroecologia (Socla) e da Rede de Instituições Vinculadas à Capacitação em Economia e Políticas Agrícolas da América Latina e do Caribe (Redcapa).

A técnica do Dater/SAF/MDA, Maria Virgínia Aguiar, avalia a participação feminina como uma oportunidade para que as mulheres extensionistas qualifiquem sua atuação no oferecimento da Ater junto aos agricultores familiares, tanto no trabalho social, atendendo às questões referentes ao âmbito doméstico-familiar, quanto na produção agrícola. “Somente poderemos superar as desigualdades existentes entre homens e mulheres na agricultura familiar se, também, iniciarmos um processo de capacitação de técnicos que considerem as diferentes visões de homens e mulheres extensionistas e que reconheçam o papel das mulheres extensionistas como promotoras de processos de desenvolvimento rural sustentável”, reflete.

O programa do curso será dividido em quatro módulos, com duração de dez semanas e carga horária de 130 horas. Os candidatos selecionados serão informados até o dia 10 de setembro de 2008.

Mais informações e o edital completo podem ser acessados por meio do banner “Cursos de Formação de Agentes de Ater”, no site www.mda.gov.br/saf. As inscrições devem ser feitas no site da Redcapa.



Fonte: Rondonoticias
Autor:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: