Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Vacinação contra a febre aftosa inicia segunda etapa no Marajó

Da Redação
Agência Pará

A partir do próximo dia 15, sexta-feira, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) inicia a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa em 32 municípios da Ilha do Marajó, onde 511.710 bovídeos (243.872 bovinos e 267.838 bubalinos) deverão ser vacinados. O Marajó abriga o maior rebanho de búfalos do Brasil, cerca de 2.700 cabeças. O prazo de vacinação termina no dia 30 de setembro, sendo que o produtor deverá comprovar a vacinação de seu rebanho até o dia 15 de outubro, sempre no escritório local onde exista o cadastro da propriedade.

A campanha dá prosseguimento ao programa da primeira etapa, que iniciou nos meses de janeiro e fevereiro, e a cobertura vacinal foi de 80% do arquipélago do Marajó. O tempo de duração da campanha é de 45 dias, devido a alguns problemas como as condições climáticas adversas como períodos de chuvas e as dificuldades de acesso. O Serviço Oficial da Adepará é responsável pelas vacinações assistidas e fiscalizadas em algumas propriedades de maior risco e de difícil acesso do Marajó.


Atualmente, no arquipélago, a luta contra a febre aftosa no Pará está no terceiro estágio do programa, onde, além de ser uma área de alto risco para a doença, o trabalho necessita da concentração de grande parte dos esforços e um trabalho de mobilização comunitária e imunização do rebanho. Antes do terceiro estágio, no entanto, o trabalho passa por duas fases distintas: A área 1, que abraça 44 municípios Centro-Sul, está com o trabalho de vacinação avançado e atualmente recebe o “status” de área livre de febre aftosa; a área 2 é representada por 67 municípios do Nordeste do Estado e já possui índices satisfatórios.


Os 32 municípios que compõem a terceira etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa são: Afuá, Alenquer, Almeirim, Anajás, Bagre, Belterra, Breves, Cachoeira do Arari, Cametá, Chaves, Curralinho, Curuá, Faro, Gurupá, Juriti, Limoeiro do Ajuru, Melgaco, Monte Alegre, Muaná, Óbidos, Oeiras do Pará, Oriximiná, Ponta de Pedras, Portel, Porto de Moz, Prainha, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, Santarém, São Sebastião da Boa Vista, Soure e Terra Santa.


Texto: Kaffa Giglio - Adepará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: