Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Qual a melhor idade para a castração dos leitões ?

Interessante estudo feito no Canadá teve como objetivo determinar o efeito da castração de leitões a diferentes idades sobre a resposta imunológica humoral e celular.

Oitenta e quatro leitões procedentes de 14 leitegadas foram distribuídos a um dos seguintes tratamentos: castração aos 3, 10 ou 17 dias de vida. No dia da castração e 14 dias depois, os animais foram injetados com albumina de soro bovino (BSA). Em diferentes momentos foram colhidas amostras de sangue para avaliar os níveis de anticorpos contra a BSA e as respostas da blastogenese de linfócitos à concanavalina A (Con A), fitohemaglutinina (PHA) e mitógeno de fitolaca (PWM).

A idade dos leitões no momento da castração afetou de forma significativa a capacidade de produzir anticorpos para o antígeno injetado. Os leitões de 3 dias de idade desenvolveram uma resposta de anticorpos mais eficiente do que os castrados aos 10 ou 17 dias de vida.

Os resultados deste estudo indicam que a castração aos 10 dias de vida deteriora a resposta imunológica de anticorpos à BSA e modula as respostas dos linfócitos aos mitógenos. Ao contrário, a castração aos 3 dias de vida não teve nenhum efeito significativo sobre a resposta de anticorpos e proliferação dos linfócitos.

Resumo: a castração parece ter menos efeitos negativos sobre a resposta imunológica se for realizada aos 3 dias de vida em comparação com a castração aos 10 dias de idade ou mais.

M. Lessard, A. A. Taylor, L. Braithwaite, and D. M.Weary. Humoral and cellular immune responses of piglets after castration at different ages. Can. J. Anim. Sci. 82: 519-526.




Fonte : Revista Porkworld

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: