Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Welington diz que transposição vai melhorar qualidade

O líder do bloco PT-PSB-PMDB na Assembléia Legislativa, deputado Welington Landim (PSB), se pronunciou na sessão desta quarta-feira (13/08) da Casa para comentar a repercussão do pronunciamento que fez ontem sobre a importância da transposição do rio São Francisco.

Ele disse que diversas emissoras de rádio da Região do Cariri divulgaram o fato, citando a necessidade de se mudar o curso das águas em prol do desenvolvimento dos quatro estados que serão beneficiados pelo projeto (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco), em especial das localidades cearenses. “A transposição vai melhorar a vida das pessoas, a mentalidade cultural, a educação, a saúde e a distribuição de renda”, afirmou.

O parlamentar ponderou que quem é contra a transposição não conhece verdadeiramente a importância do projeto, que, segundo ele, vai acabar com a escassez de água, solucionar os problemas alimentares da população interiorana e transformar nosso Estado num celeiro da fruticultura mundial.

Welington informou que as empresas responsáveis pelos três lotes de obras no Ceará já foram definidas através de consórcio e que isso vai fazer com que a partir do próximo mês os trabalhos sejam iniciados na região do Cariri.

Conforme afirmou, estudos topográficos já estão sendo realizados e está prevista a construção de pontes, dutos, barragens e pequenos canais, além da drenagem do Riacho dos Porcos. A mão-de-obra para essas atividades virá da população local. “Vai ser um momento novo já na construção, imagine daqui a dois anos, quando a água começar a correr”, previu, citando como exemplo a cidade de Petrolina (PE), onde as escavações já iniciaram “e houve uma explosão de desenvolvimento”.

Na opinião de Welington, a transposição do “Velho Chico” só está sendo tocada devido a um compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com as pessoas mais pobres e que moram na zona rural do nordeste brasileiro. O parlamentar lembrou que o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) foi um dos articuladores para que o projeto saísse do papel, na época em que foi ministro da Integração Nacional. “Temos certeza de que o Ceará vai crescer, e vai crescer muito. Estou otimista”, declarou.

Em aparte, o líder do Governo, deputado Nelson Martins (PT), parabenizou Welington pelo pronunciamento e disse que a chegada dos três lotes é uma resposta às pessoas que questionavam a realização das obras ou diziam que as negociações estavam lentas. O petista contabilizou aplicações no valor de R$ 570 milhões nas obras que serão realizadas no Estado. “Está em ritmo acelerado. O dinheiro já tem, a licitação já foi feita e as empresas escolhidas. Não falta mais nada e a transposição vai ter continuidade”, assegurou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: