Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Agropecuária - Inclusão social avança na Paraíba

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma das ações do "Fome Zero", está consolidado no Estado, permitindo a inclusão social de milhares de paraibanos. A informação é do presidente da Emater, Nivaldo Magalhães, citando o exemplo de Sousa, região do alto Sertão, onde cerca de quatro mil pessoas de diversas instituições do município têm alimentação garantida por meio do Programa Compra Antecipada Especial com Doação Simultânea (Caeaf), uma das modalidades do PAA.

Segundo o coordenador regional da Emater em Sousa, José Marques Furtado, o êxito do programa na Paraíba é resultado de parcerias firmadas entre os governos federal, estadual e municipal e com a Conab, órgão repassador de recursos financeiros. Conhecido também por Compra Direta Local (Cdlaf), o programa tem como objetivos a garantia do direito humano à alimentação para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e/ou de insegurança alimentar; o fortalecimento da agricultura familiar: a geração de trabalho e renda no campo e a promoção do desenvolvimento local por meio do escoamento da produção para consumo na região produtora.

No município de Sousa, 240 agricultores familiares produzem os alimentos para consumidores beneficiários de instituições de apoio ao drogado, asilos, hospitais, creches, escolas públicas estaduais e municipais, associações evangélicas, dentre outras. A doação dos alimentos é feita semanalmente em todas as entidades beneficiadas.

As associações comunitárias rurais dos núcleos habitacionais II e III, além da comunidade Jenipapeiro, nos municípios de Sousa e São Gonçalo são a principais fornecedoras de fruti-hortigranjeiros e cereais. No ano passado foram produzidas 300 toneladas desses alimentos. Há poucos dias, segundo informou o coordenador regional da Emater em Sousa, foram elaboradas três grande propostas de participação e renovação dessas comunidades no programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: