Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Campanha contra aftosa vacina 93,25% do rebanho no RS

São Paulo, 3 - A segunda etapa de vacinação contra febre aftosa no Rio Grande do Sul obteve um índice de 93,25% do rebanho de animais com até 24 meses. O desempenho representa um avanço de quase quatro pontos percentuais em relação à vacinação do ano passado, quando a cobertura atingiu 89,72% do rebanho. Segundo dados da Superintendência Federal de Agricultura no Estado, entre 1º de junho e 15 de julho, foram imunizados 4.735.451 bovinos e bubalinos, em mais de 330 mil propriedades.
Em nota, o chefe do Serviço de Sanidade Agropecuária da SFA/RS, Bernardo Todeschini, disse acreditar que esse aumento se deve à maior integração do setor produtivo com serviço oficial. A próxima etapa da campanha no Rio Grande do Sul será em janeiro de 2009, quando bovídeos e bubalinos de todas as faixas etárias deverão ser imunizados.

Circuito Leste - Os Estados da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e 530 municípios da região leste de Minas Gerais terão, a partir deste semestre, novo calendário de vacinação contra a febre aftosa. Os Estados, que junto com Sergipe, fazem parte do Circuito Pecuário Leste passarão a vacinar seus rebanhos bovinos e bubalinos nos meses de maio e novembro. As datas são as mesmas adotadas no Circuito Pecuário Centro-Oeste, que abrange os Estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Tocantins, parte de Minas Gerais e Distrito Federal.

A mudança no período de vacinação se deve a um pedido feito pelo Fórum Nacional de Executores de Sanidade Animal (Fonesa), com objetivo de unificar o calendário do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa. Com a mudança, a maioria das etapas de vacinação do rebanho ocorrerá na mesma época, facilitando o trânsito de animais e contribuindo para erradicar a febre aftosa até 2010. (Alexandre Inacio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: