Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Carnes: produção e sustentabilidade são grandes desafios do confinamento

SAFRAS (02) - O Brasil historicamente tem sido um dos grandes produtores de carne bovina. Nos últimos 5 anos se tornou o maior exportador mundial dessa carne.

Segundo a FAO, 1 em cada 4 quilogramas de carne bovina comercializada no mundo é brasileira. O volume exportado ultrapassa a 2,400 milhões de toneladas, gerando recursos superiores a US$ 4 bilhões. Isto representa cerca de 20% da produção nacional. O volume total de recursos movimentado pela venda de carne bovina no Brasil ultrapassa a casa de US$ 10 bilhões por ano.

A atividade pecuária aparece em praticamente 75% das propriedades agrícolas brasileiras, constituindo-se numa das principais atividades do meio rural, de acordo com o IBGE.

A produção se estende, em média, por 3 anos e, por este motivo, é fundamental para as empresas agrícolas do ponto de vista de patrimônio. É também componente essencial do fluxo de caixa das propriedades, gerando a liquidez necessária para viabilizar o conjunto das atividades nelas desenvolvidas.

O ponto frágil deste sucesso que vem sendo destacado é como sustentar o crescimento dado que a as restrições por terra surgem não só no Brasil, mas para todo o planeta. O crescimento do consumo internacional e a necessidade de preservar a Amazônia vêm mostrando que as terras necessitam aumentar a produtividade.

A pecuária Brasileira ocupa a maior parcela da área agricultável do Brasil e vem perdendo espaços para outras atividades agrícolas. Dessa forma, a pecuária de corte necessita aumentar a produtividade da terra, para isso o confinamento surge como grande alternativa para intensificar a produção. Os investimentos no confinamento dependem da sustentabilidade econômica, pois ele exige capital intensivo, e implica em riscos maiores.

A primeira edição da Conferência Internacional de Confinadores (Interconf), irá reunir mais de 600 participantes em Goiânia (GO), entre os dias 16 a 18 de setembro, para discutir a produção e a comercialização no mundo, oferecendo uma oportunidade única para se traçar um horizonte dos rumos não só brasileiros da produção mas dos principais produtores de carne bovina no planeta, pontuados por dois temas fundamentais: * a visão macroeconômica da demanda por alimentos e seus impactos sobre a produção e o crescimento econômico do planeta * a visão dos entraves ambientais que surgem na produção pecuária.

O programa do evento inclui discussões sobre os sistemas produtivos a pasto e a confinamento, os fatores limitantes e as correções das técnicas produtivas.

Durante o evento serão abordados temas como sistemas de comercialização e ferramentas de gestão dos riscos de preços e ferramentas de avaliação dos investimentos no confinamento.

As tardes dos dias 16 e 17 estão dedicadas aos minicursos simultâneos para que você possa aprofundar esses temas essências para a sustentabilidade e o crescimento da atividade.

Para concluir o evento, haverá visitas guiadas no dia 18, que lhe darão a oportunidade de conhecer detalhadamente o funcionamento de fazendas e confinamentos modelo da região de Goiás. Acompanhe abaixo a programação do Interconf, disponibilizada pela Associação Nacional de Confinadores (Assocon), entidade promotora do evento.

========================================================================== PROGRAMAÇÃO DA CONFERENCIA INTERNACIONAL DE CONFINADORES - INTERCONF Dias 16 a 18 de setembro Local: Oliveiras Place - Goiânia (GO) -------------------------------------------------------------------------- Terça-feira - 16 de setembro de 2008 7h00 Credenciamento 8h00 Brasil Como Uma Super Potência Econômica: Administrando os Desafios da Globalização * Contextualizar a produção de carne no Brasil dentro do cenário da produção e da demanda de alimentos no mundo; * Mostrar a evolução da demanda por alimentos e os efeitos disso sobre o mercado nacional; * Avaliar os efeitos das taxas de crescimento das economias emergentes e os efeitos disso sobre os consumos de "commoditieis"; * Análise dos efeitos do crescimento econômico sobre a inflação.

Professor Doutor Geraldo Sant'Ana de Camargo Barros Coordenador CEPEA/ESALQ/USP 9h00 Palestra Patrocinador Master 9h30 Palestra Patrocinador Master 10h00 Coffee Break 10h30 Painel Parte I Sistemas de Produção - Custos e Potencial A oferta de carne bovina deve atender a demanda crescente do mercado em forte crescimento e elevado nível de exigências ambientais e sociais. Este painel tem como principais objetivos: * Criar um comparativo entre o os sistemas de produção brasileiros e o dos principais "players"; * Mostrar as deficiências e sinergias de produção dos sistemas de produção nos países onde o sistema de confinamento é fundamental; * Entender a pressão sobre a terra e a necessidade do sistema de confinamento; * Debater os efeitos das elevações dos preços dos grãos sobre a produção de carne.

Argentina Professor Herman Palau Universidade de Buenos Aires EUA Consultor John S. Nalivka Sterling Marketing Inc.

12h30 Almoço 14h00 Painel Parte II Sistemas de Produção - Custos e Potencial (Continuação) A segunda parte do painel tem o objetivo de explorar os sistemas de produção da Austrália, da África e do Brasil. Ao final da apresentação, haverá espaço dedicado a perguntas da platéia.

Austrália e África Winifred Mary Perkins Analista da Indústria de Carnes ProAnd Associates Australia Pty Ltd.

Brasil Professor Doutor Sergio De Zen CEPEA/ESALQ/USP 16h00 Coffee Break 16h30 Minicursos 1 Minicurso de Nutrição e Gestão em Pastagens - apresentar um programa de nutrição vinculado a um sistema de gestão (custo e fluxo de caixa); A produção pecuária nacional tem como base alimentar as pastagens. Na grande maioria das vezes tais pastos são mal manejados, fazendo com que as capacidades de suporte de animais sejam baixas, resultando em chances reduzidas dos produtores conseguirem bons resultados com a atividade. O intuito deste minicurso é mostrar para os pecuaristas as possibilidades de produção a pasto, seja para chegar com os animais até o ponto de abate, como também prepará-los para a entrada no confinamento.

Instrutores: Professor Doutor Moacyr Corsi Depto de Zootecnia ESALQ/USP Pesquisador Gustavo Beduschi CEPEA/ESALQ/USP 2 Minicurso de Nutrição e Gestão em Confinamento - apresentar um programa de nutrição vinculado a um sistema de gestão (custo e fluxo de caixa); A terminação dos bovinos para o abate através do confinamento é um processo que pode ser tratado estrategicamente, ou seja, fazendo com que se tenham animais prontos nos momentos de menores ofertas e, conseqüentemente melhores preços. Tal terminação pode, em alguns casos, ser também uma abreviação do período de produção dos animais, podendo se ter uma recria e um acabamento do animal em menor tempo. Diante do exposto um correto manejo destes animais aliado a uma correta avaliação dos fluxos de caixa se faz necessário, uma vez que a maior intensificação da produção traz maiores riscos para a produção.

Instrutores: Professor Doutor Dante Pazzanese Duarte Lanna Depto de Zootecnia ESALQ/USP Pesquisador Gustavo Beduschi CEPEA/ESALQ/USP 19h00 Recepção dos Participantes no Lounge para Happy Hour 21h00 Jantar -------------------------------------------------------------------------- Quarta-feira - 17 de setembro de 2008 8h00 Desafios Ambientais da Produção Pecuária no Brasil "Como o Confinamento pode Mitigar os Impactos Ambientais" A questão ambiental é um dos principais fatores de sustentabilidade da produção brasileira. Sendo que dois pontos são essencialmente destacados no processo produtivo. Em ambos os casos a produção de animais confinados aparece como um fator mitigante. Por um lado, a pressão pela manutenção das florestas, ou seja, reduzir a dependência por terras para a produção de carne é fundamental. Os confinamentos aparecem como uma solução para isto, na medida em que racionaliza o uso da terra e intensifica o processo produtivo. A outra questão ambiental igualmente pesada é a questão da emissão de gases que contribuem para o efeito estufa. Neste caso, o confinamento também contribui para a mitigação do problema. Esta palestra tem o objetivo de elucidar estas questões, oferecendo mais segurança aos investidores e aos produtores já estabelecidos.

Dr. Luís Gustavo Barioni Pesquisador Embrapa - Cerrados 9h00 Palestra Patrocinador Master 9h30 Palestra Patrocinador Master 10h00 Coffee Break 10h30 Painel Parte I Sistemas Comerciais - Ferramentas Comerciais Diante do Mercado Globalizado: O mercado de carne bovina caminha a largos passos para um processo intenso de globalização, onde o Brasil aparece como um dos principais formadores dos preços internacionais. Isto ocorre não somente pelo volume de carne ofertada no mercado internacional, mas também pelo processo de globalização da indústria e das bolsas de commodities. O processo que se iniciou com a capitação de recursos pelos frigoríficos segue o mesmo rumo para as empresas agrícolas, onde a gestão dos riscos e os sistemas comerciais são fundamentais.

* Apresentação dos sistemas de comercialização dos principais players do mercado internacional; * Conhecer as ferramentas disponíveis para a gestão da comercialização; * Analisar os efeitos de operações de mercado a termo para os confinamentos; * Analisar a importância dos confinamentos no processo de formação dos preços; * Apresentar as relações produtor-frigorífico em cada um dos países; * Como a globalização da indústria afeta as relações comerciais nestes países.

Argentina Professor Herman Palau Universidade de Buenos Aires EUA Consultor John S. Nalivka Sterling Marketing Inc.

12h30 Almoço 14h00 Painel Parte II (Continuação) A segunda parte do painel tem o objetivo de explorar os sistemas comerciais da Austrália, da África e do Brasil. Ao final da apresentação, haverá espaço dedicado a perguntas da platéia.

Austrália e África Winifred Mary Perkins Analista da Indústria de Carnes ProAnd Associates Australia Pty Ltd.

Brasil Professor Doutor Sérgio De Zen CEPEA/ESALQ/USP 16h00 Coffee Break 16h30 Minicursos 3 Minicurso de Ferramentas Comerciais Os agentes do setor pecuário têm uma forte demanda por dois tipos de informações: os preços de venda dos seus próprios produtos e dos insumos. Os preços de comercialização dos animais são de vital importância para o conjunto de negociações que envolvem o processo produtivo. Dessa maneira, o conhecimento das ferramentas e formas de negociação disponíveis no mercado (mercado futuro e de opções, mercado a termo), se torna cada vez mais necessário para a atividade pecuária se precaver de perdas e oscilações de preços no momento de negociação de seu produto. O intuito deste mini-curso é apresentar as principais ferramentas comerciais de gestão de risco e de financiamento disponíveis no mercado (mercado futuro e de opções, mercado a termo).

Instrutora: Fabiana Perobelli Técnica na Área de Indicador do Boi Gordo BM&F BOVESPA SA - Bolsa de Valores Mercadoria e Futuros 4 Minicurso de Análise de Investimentos Pecuários Diante de um mercado pecuário cada vez mais competitivo, em que se observa uma tendência de achatamento das margens de lucro durante os últimos anos, a realização de um bom projeto de viabilidade econômica em momento anterior à realização do investimento se faz imprescindível para que se conheça, detalhadamente, os pontos chaves do projeto e os riscos inerentes ao mesmo com a finalidade de maximizar os ganhos da atividade. Mostrar através de estudos de caso análises praticas do investimento em pecuária em 3 situações : a. Confinamento total; b. Confinamento parcial - 8 meses a pasto por 4 meses de confinamento; c. Pasto; Produto final: 3 planilhas de avaliação de investimentos Instrutores: Professor Doutor Sérgio De Zen CEPEA/ESALQ/USP Pesquisador Guilherme Belotti de Melo CEPEA/ESALQ/USP 19h00 Recepção dos Participantes no Lounge para Happy Hour 21h00 Jantar -------------------------------------------------------------------------- Quinta-feira - Dia 18 de setembro de 2008 8h00 A InterConf se encerra com uma manhã dedicada a visitas a confinamentos de Goiás. Esta é uma oportunidade única de explorar o funcionamento de confinamentos-modelo da região.

O participante poderá comprovar na prática tudo aquilo que se viu em relação a sistemas de produção, manejo (sanitário, bem estar animal, controles zootécnicos, segurança alimentar e nutrição).

É uma atividade que possibilitará a checagem de planilhas de custo, software e gerenciamento de ferramentas de travamento de preço.

A visitação é aberta a participantes do Brasil e estrangeiros.

Horário: das 8h00 às 12h00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: