Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Carnes: salvador sedia simpósio sobre aves e suinos na próxima semana

SAFRAS (03) - O estado da Bahia, segundo maior produtor de frangos do Nordeste, e o primeiro no ranking de suinos da região, vai sediar entre os dias 8 e 10 de setembro o 1o Simpósio Regional de Avicultura e Suinocultura, no Hotel Pestana, em Salvador. O evento, organizado pela Associação Baiana de Avicultura (ABA), com apoio da Associação Brasileira de Avicultura (UBA) e Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), é uma preparação para o Congresso Mundial, previsto para ser realizado na capital baiana em 2012.

Sanidade, produção limpa e mercado serão enfoques principais nas palestras e mesas-redondas, que contarão com alguns do mais importantes nomes do segmento no Brasil. Na ocasião, será criada e formalizada a Associação Baiana de Criadores de Suínos, entidade que será parceira da ABCS.

O Simpósio terá o apoio dos quatro principais complexos integradores da Bahia, as empresas Avipal/Perdigão, Avigro, Gujão e Capebi, que estão instaladas no grande pólo produtor do estado, a região de São Gonçalo, no Reconcavo Sul, além das empresas Avigran e Avinor, e fabricantes de insumos.

Mercado aberto Com um plantel estimado em 99 milhões de cabeças de frango, com crescimento médio de 9,9 milhões de pintos ao mês, o estado ainda representa pouco mais de 2% da produção nacional de frango. Os organizadores apostam no produção de grãos do cerrado baiano para sustentar o avanço da atividade. Na última safra, o Oeste da Bahia produziu 6 milhões de toneladas de grãos, sendo 1,2 milhões de toneladas de milho. A produção de grãos para abastecer as atividades pecuárias será tema de uma das palestras mais aguardadas do evento, que será ministrada pelo conselheiro técnico da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Antonio Grespan.

"A Bahia tem todas as condições de ser um dos maiores produtores de aves e suínos do Brasil. Temos área, matéria-prima para a alimentação animal, e uma cadeia produtiva muito bem estruturada. Há muito o que debater nesse evento", explica o coordenador técnico do Simpósio, prof. Guilherme Augusto Vieira.

Suínos Lançar um novo olhar sobre a suinocultura baiana é uma das propostas do Simpósio, que trará a Salvador o maior especialista brasileiro em cortes de carnes de suinos, Daniel Furtado, da ABCS. Durante a programação, Furtado ministrará um mini-curso sobre cortes especiais, no qual o aluno aprenderá a fazer cortes como picanha e filé mignon. No Simpósio, será criada e formalizada a Associação Baiana de Criadores de Suínos, com apoio integral da ABCS, cujo presidente, Rubens Valentin, e o diretor exeutivo, Fabiano Coser, participarão da solenidade. As informações partem da assessoria de imprensa do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: