Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Carnes: sp recebe auditores do ministério para verificar sanidade avicola

SAFRAS (03) - Uma equipe de fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nomeados como auditores do Programa Nacional de Sanidade Avícola, está no Estado de São Paulo desde 1o de setembro e permanecerão até o dia 5 avaliando a estrutura e as medidas implantadas no cumprimento das exigências do Plano de Prevenção da Influenza Aviária e da Doença de Newcastle, conforme a Instrução Normativa 17, de 7 de abril de 2006. Os auditores estiveram segunda-feira (dia 1o) na Superintendência Federal de Agricultura, em São Paulo, na terça, na sede da Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (CDA), em Campinas, e até sexta vão percorrer os escritórios regionais de Orlândia, Franca, Araraquara, Piracicaba, São José do Rio Preto e Tupã.

O conceito obtido dessa avaliação está relacionado às imposições e restrições ao comércio de produtos de origem avícola entre os Estados e também no âmbito das exportações.

Em São Paulo, as medidas implantadas pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola, conduzido pela CDA, buscam prevenir a ocorrência de doenças no plantel e o imediato atendimento no caso das notificações de doenças que podem causar impactos, não só pelos prejuízos econômicos, mas também pelos riscos à saúde pública, como é o caso da influenza.

Segundo o médico veterinário e gerente do Programa Estadual de Sanidade Avícola, Fernando Gomes Buchala, o Estado está sendo avaliado e ao final receberá uma classificação do Mapa. Em 2007, São Paulo - assim como os demais Estados de produção avícola expressiva, com exceção de Santa Catarina - foi avaliado com conceito final C, garantindo a manutenção do status sanitário conquistado e o trânsito interestadual e internacional de aves, ovos férteis e seus produtos.

Essa classificação é descrita no Plano Nacional de Prevenção da Influenza e da Doença de Newcastle, ao qual São Paulo aderiu em dezembro de 2006, se comprometendo a tomar várias medidas e atividades durante o ano de 2007, que garantiram tal status.

"O plano de prevenção com a publicação da IN-17, estabeleceu a regionalização por Unidade da Federação, assim, se ocorrer doença em um Estado, os outros ainda serão considerados livres", explicou Buchala. "Na seqüência (em 12 de dezembro de 2006), a Secretaria baixou a Resolução 54, que avaliou todas as legislações existentes no Brasil para formar a base legal do Estado.

Foi regulamentado o Programa Estadual de Sanidade Avícola, estabelecendo-se os direitos e deveres dos proprietários de aves e ovos", complementou. As normas envolvem a vigilância ativa e passiva por parte dos 40 Escritórios de Defesa Agropecuária (EDAs) do Estado, para as duas doenças.

São Paulo é líder no ranking nacional de produção de material genético, com 7,3 milhões de aves (bisavós, avós e matrizes) distribuídas em 282 unidades de produção, assim como é primeiro na produção de ovos para consumo com 36,2 milhões de aves de postura e o terceiro na produção de frangos de corte, com mais de 150 milhões de aves alojadas. As informações partem da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: