Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Produção de soja na entressafra cresce 33% no TO


Embora todo o país esteja no período do vazio sanitário da soja, no Tocantins a área plantada para a produção de sementes da cultura, nesta entressafra, aumentou 33% se comparada ao mesmo período do ano passado. O percentual representa um crescimento de 18 mil para 24 mil hectares de área nas várzeas tropicais. Ao todo, serão produzidas cerca de 72 mil toneladas de sementes, que irão abastecer na próxima safra 2008/2009, o mercado interno e possivelmente estados vizinhos.

Segundo o diretor de Defesa Vegetal da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, Luís Henrique Michelin, o trabalho da Agência tem sido primordial para o crescimento da área de produção de sementes no Estado. "Realizamos várias reuniões com os produtores, distribuímos lupas gratuitamente e fizemos um monitoramento constante das lavouras, num trabalho de prevenção de doenças, que garante esse desenvolvimento", explica.

"A excepcionalidade do Tocantins em plantar nas várzeas tropicais, com baixa incidência de ferrugem asiática, tem garantido ao Estado posição de destaque no ranking brasileiro de produção de sementes de excelente qualidade", comenta o presidente da Agência, Humberto Camêlo, acrescentando que a semente de soja produzida este ano poderá ser cultivada em uma área de 1.440.000 hectares.

Atualmente, o Tocantins planta soja, na safra (outubro a abril), em cerca de 300 mil hectares. O excedente da produção de semente deverá ser comercializado para estados como a Bahia, Maranhão, Piauí, Goiás e Mato Grosso.

Vazio Sanitário
Determinado em todo o Brasil pelo Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Vazio Sanitário da Soja visa quebrar o ciclo de infestação da ferrugem, principal praga da cultura. Neste período, fica proibido o plantio do grão, entre maio e setembro, com exceção dos casos específicos como nas várzeas tropicais do Tocantins.

Desde 2006, o Tocantins pratica a excepcionalidade de cultivar soja no Vazio Sanitário e a produção é destinada a pesquisa ou semente. Esta liberação pelo Mapa se deve às condições climáticas e territoriais encontradas nos municípios de Lagoa da Confusão, Dueré e Formoso do Araguaia.

Soja
Ela encabeça a lista de produção agrícola do Tocantins. Em 2007, a produção,em toneladas, foi de 713 mil de soja, enquanto a de arroz foi de 413 mil e a de milho 231 mil. A área plantada, incluindo soja de sequeiro e subirrigada na safra 2007/2008, teve um aumento de 7,8% em relação a safra anterior. (Dados Conab – Companhia Nacional de Abastecimento).



Andressa Figueiredo - Adapec

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: