Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Silagem de colostro aumenta produtividade do rebanho

O colostro é o leite produzido pela vaca leiteira no período de quatro a cinco dias após o parto. Ele não tem valor comercial, sendo que parte é consumida pelo terneiro e o que sobra jogado fora. Ou melhor, era jogado fora. A veterinária da Emater/RS-Ascar, Mara Saalfeld, acreditou no potencial nutritivo desse leite e desenvolveu a tecnologia da Silagem de Colostro.

O colostro é um alimento essencial ao terneiro recém nascido, pois apresenta características nutritivas superiores ao leite. Tendo boa disponibilidade e fácil armazenamento, é possível aproveitá-lo na alimentação dos torneiros. O aproveitamento proposto pela veterinária consiste na produção de silagem. No processo, o colostro é engarrafado e fermentado por 30 dias em temperatura ambiente - sem a incidência de sol. A silagem pode ser armazenada por tempo indeterminado até a sua utilização.

A veterinária salienta que, antes de se oferecer a silagem ao terneiro, deve ser diluída em dois litros de água. A utilização dessa tecnologia proporciona a economia de 200 litros de leite por terneiro.

OUTRAS TECNOLOGIAS

Outra tecnologia que beneficia os produtores de leite é o melhoramento de campo nativo. Essa prática de manejo ajuda a produzir mais sem agredir ao meio ambiente. Os potreiros devem ser divididos e utilizados em forma de rodízio, para que o produtor possa fazer uma reserva de pasto, adequar a carga de animal de acordo com a oferta de pasto, fazer a calagem e adubação do solo e introduzir espécies de inverno sobre o campo.

Segundo o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Guilherme Martins Costa, este sistema beneficia não só os produtores de leite, mas pode qualificar a criação de ovinos e outros animais. "O melhoramento do campo nativo é uma prática que ajuda o produtor a dispensar a utilização de fertilizantes nitrogenados, resultando na melhoria do solo com um custo acessível", avalia ele.

Outra opção levada aos visitantes durante a Expointer 2008 foi a criação de suínos sobre cama que pode ser realizada dentro de padrões sustentáveis. Esse sistema tem como vantagens a diminuição dos ricos de poluição, maior facilidade de transporte dos dejetos, por necessitar de equipamentos mais simples, e menor utilização de água, reduzindo os custos aos produtores.

FONTE

Emater/RS-Ascar
Carine Massierer - Jornalista
Telefone: (51) 3459-5269

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: