Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sábado, 11 de outubro de 2008

Ceará barra animais do MA

O Ceará está impedindo, desde ontem, a entrada de caminhões de carga de suínos e produtos vindos de algumas regiões do Maranhão possivelmente infectados por uma peste clássica detectada no referido estado nordestino. As barreiras zoofitossanitárias do Ceará, em especial as localizadas em Tianguá e Parambu, estão em alerta devido à peste suína, registrada no município de Barra do Corda (MA).

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), responsável pela coordenação das ações de vigilância de trânsito de animais, proibiu a entrada de caminhões vindos dos municípios de Barra do Corda, Grajaú, Fernando Falcão, Jenipapo dos Vieiras, Itaipava do Grajaú, Tuntum, Joselândia, São Raimundo da Doca Bezerra, Lagoa Grande do Maranhão e São Roberto, todos do Maranhão.

A Adagri intensificará a fiscalização com a utilização de barreiras móveis nas rodovias CE 85 (Chaval-CE-Parnaíba-PI), CE 232 (Viçosa do Ceará/Cocal-PI) e CE 265 (Poranga-CE/Pedro II-PI).

De acordo com o presidente da Adagri, Edílson de Castro, é necessário controlar as cargas que chegam ao Ceará para evitar contaminação. “O poder de disseminação da doença é muito rápido, devido à comercialização. Precisamos proteger o alimento que chega a mesa do consumidor. Por isso, o controle é imposto e intensificaremos a fiscalização, evitando que animais e produtos oriundos dos locais com focos da doença cheguem ao Ceará. Uma peste como essa pode contaminar todo o Estado e as barreiras só permitirão a entrada de caminhões dessas regiões quando a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão nos notificar sobre a eliminação do foco”.

Edílson explica que uma equipe de aproximadamente 30 técnicos estão à frente da fiscalização, 24 horas por dia, durante os próximos 20 dias: “Como o Ceará não tem fronteira com o Maranhão, antes de aqui chegarem, as cargas passam por uma fiscalização no Piauí. Mesmo com essa primeira triagem, a fiscalização precisa ser intensificada”.

A peste suína é uma doença causada pelo vírus do gênero “Pestvírus”. As principais características do animal infectado são febre, lesões hemorrágicas, presença de úlceras intestinais e retardo no crescimento, podendo levar a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: