Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Fronteira entre Rio Grande do Sul e Uruguai monitora suspeita de aftosa


Técnicos uruguaios que estiveram nessa ontem, na região asseguraram extra-oficialmente a autoridades sanitárias gaúchas que as vacas não apresentam sintomas clínicos, como febre alta e salivação excessiva. O exame de uma delas indicou que se trata de brucelose, doença crônica que não representa empecilhos ao comércio de carne.

Conforme José Severo, diretor técnico da Superintendência do Ministério da Agricultura no Estado, neste momento não há motivos para restrição de trânsito.

O último registro de aftosa no Uruguai aconteceu em 2001, quando ocorreram 2.057 focos no país, após sete anos sem registro da enfermidade. Na época, a doença entrou no Rio Grande do Sul por Santana do Livramento, atingindo rebanhos em cinco cidades gaúchas.

Atualmente, Brasil e Uruguai estão com seus rebanhos mais protegidos do que na época, quando ambos não vacinavam – afirma Luis Alberto Pitta Pinheiro, consultor da Farsul. Em junho, o índice de imunização no Rio Grande do Sul atingiu 93,7%, o que é considerado bastante satisfatório. (Com informações da Agência Brasil)


Fonte: Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: