Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 6 de março de 2009

Abelhas no agronegócio da manga


O programa vai contar com a presença da pesquisadora Lúcia Helena Piedade Kiill, da Embrapa Semi-Árido, que coordenou o projeto “Diagnóstico de polinizadores no Vale do São Francisco”, com recursos do Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (PROBIO), do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Insetos, como abelhas e moscas, têm participação importante nas elevadas produtividades registradas na cultura da manga, no Pólo de Irrigação de Juazeiro-BA/Petrolina-PE. Voando de planta em planta, por quase todo o dia, eles realizam um serviço único e primordial: a intensa polinização das flores que vão evoluir para se transformarem em frutos. A quantidade e a qualidade deles nos pomares são influenciadas pelas atividades dos insetos.

A manga está entre as três frutíferas mais exportadas pelo Brasil. A cadeia produtiva dessa cultura gera milhares de empregos e milhares de dólares, tem muito do seu vigor associado à polinização dos pomares por parte de abelhas, vespas e moscas. Segundo Lúcia Kiil, as sofisticadas e modernas técnicas gerenciais e de produção usadas nos pomares comerciais da fruta no Submédio São Francisco não dispensam a providencial atividade desses insetos para a obtenção de melhores produtividades.

O Vale do São Francisco produz 93% do total da manga exportada pelo Brasil. Em 2007, 23,3 mil hectares do Vale estavam ocupados com a cultura, dos quais 19,4 mil em produção. Outros 12,1 mil eram destinados à uva, sendo 9,9 mil em produção.

Baixe o VIDEO aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: