Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 6 de março de 2009

Arborização de ervais: aumento de renda com benefício ambiental


A erva-mate é uma espécie nativa do Brasil produzida, em sua maior parte, por agricultores familiares dos estados do Sul do Brasil e do estado de Mato Grosso do Sul. Utilizada tradicionalmente para a produção de chimarrão e chás, a erva-mate constitui-se numa atividade com impactos altamente positivos, contribuindo para a geração de emprego e renda para as pequenas propriedades da região, além de ser uma boa alternativa ambiental, já que seu cultivo não exige o uso de agrotóxicos.


A Embrapa Florestas, em parceria com a Associação dos Produtores de Erva-mate de Machadinho (RS), vem desenvolvendo um trabalho de incentivo à produção de erva-mate em sistemas de arborização controlada, que consiste na introdução do componente arbóreo em ervais com o objetivo de aumentar a biodiversidade produtiva dos monocultivos, possibilitando maior rentabilidade aos produtores e sustentabilidade às propriedades. Nesse sistema, o número de árvores a ser plantado por hectare fica entre 50 e 100.


No programa o pesquisador da Embrapa Florestas Amilton Baggio vai explicar as vantagens da arborização de ervais. Segundo Baggio, o objetivo desse sistema é proteger a cultura principal – neste caso, a erva-mate – e produzir no espaço vertical, o que possibilita aumento de renda para o agricultor. Isto ocorre com a exploração das espécies florestais para a produção madeireira ou de frutos.


Entre os benefícios da arborização dos ervais, o pesquisador cita o aumento da produção que ocorre em razão da melhoria das condições climáticas e do solo. E acrescenta: “Há uma agregação de valor ao produto uma vez que o mercado paga mais pela erva sombreada, considerada de melhor qualidade. Outra vantagem é a diminuição dos danos causados por pragas, principalmente a broca da erva-mate”.


No que diz respeito à rentabilidade desse sistema, há dois importantes aspectos a serem considerados: a população arbórea insere a ocupação produtiva do espaço vertical, que terá em seu momento o devido retorno econômico, proporcional à qualidade das espécies escolhidas para a arborização, e os serviços ambientais resultantes, principalmente seqüestro de carbono, amenização do clima e conservação da água, que atendem ao apelo da sociedade de valorizar em forma crescente produtos oriundos de sistema que ajuda a diminuir impactos negativos à natureza.

Baixe o VIDEO aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: