Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

terça-feira, 3 de março de 2009

Agricultura: governo(rn) garante ampliação da assistencia técnica a setor

SAFRAS (03) - O governador do Rio Grande do Norte em exercício, Iberê Ferreira de Souza, reuniu-se na última sexta-feira (27) com o secretário nacional da Agricultura Familiar, Adoniram Peraci, e garantiu a ampliação da assistência técnica e extensão rural no estado. Uma parceria entre o governo do Rio Grande do Norte (RN) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) destinará recursos da ordem de R$ 13 milhões para universalizar o atendimento às 50 mil famílias potiguares beneficiadas pelo programa Território da Cidadania.

A Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, por meio da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), irá agregar aos quadros mais 235 extensionistas rurais para levar assistência técnica a todos os agricultores familiares pertencentes aos Territórios da Cidadania de Assu-Mossoró, Mato Grande e Sertão do Apodi. Atualmente, o governo do estado disponibiliza assistência técnica para mais de 23 mil famílias nestas localidades. Os recursos serão aplicados ainda na aquisição de computadores, carros e na capacitação dos técnicos.

"Vamos aumentar e qualificar o serviço de extensão rural como estratégia para acelerar o desenvolvimento da agricultura familiar. O governo do RN tem alicerçado suas ações justamente neste contexto para proporcionar ao agricultor e sua família condições plenas de permanecer no campo produzindo e vivendo com dignidade", disse Iberê.

Peraci explicou que a ação faz parte do programa do MDA para reduzir as desigualdades sociais do Nordeste, acordado entre os governadores da região com o Presidente da República. "Estamos inseridos no processo para melhorar as condições produtivas da população concentrada no meio rural. Nossa ação específica envolve a ampliação da assistência técnica para que a informação e o conhecimento possam chegar ao agricultor familiar e qualificá-lo profissionalmente", explica.

Estavam presentes na reunião, o secretário estadual da Agricultura, Francisco das Chagas, o secretário de Administração, Paulo César Medeiros, o diretor da Emater, Luís Cláudio Macêdo, o diretor da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Henrique Santana, e o delegado federal do MDA, Hugo Manso. Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo Estadual do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: