Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

terça-feira, 3 de março de 2009

Trabalho da Emater é destaque em Brasília

O trabalho executado pela Emater/Paraíba com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra Antecipada Especial com Doação Simultânea (Caeaf), será um dos destaques de uma oficina de trabalho sobre estratégias de fornecimento de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar que acontecerá nesta quarta e quinta-feira (04 e 05) em Brasília.

A participação da Paraíba nesta oficina de trabalho aconteceu a partir de articulação feita entre integrantes da rede temática de comercialização de produtos e serviços da agricultura familiar nos níveis federal, estadual e regional. Além da Paraíba, participam do evento mais três estados que se destacaram na execução do programa: Rio Grande do Norte, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Dentre outros objetivos, o encontro visa capacitar técnicos e gestores nos procedimentos da alimentação escolar, identificar desafios a serem superados na nova estratégia e construir alternativas para inclusão dos produtos da agricultura familiar no Plano Nacional de Alimentação escolar (PNAE).
A Paraíba será representada pelo coordenador regional da Emater em Sousa, José Marques Furtado, que, junto com a extensionista social Maria de Melo, mais conhecida por Ledinha, é responsável pelo sucesso do programa na região, garantindo a comercialização de parte da produção de alimentos dos agricultores familiares e ao mesmo tempo, permitindo a inclusão social de milhares de paraibanos.

Segundo Marques, o êxito do programa na Paraíba é fruto de parcerias firmadas entre os governos federal, estadual e municipal, além da Conab, órgão repassador dos recursos financeiros. Conhecido também por Compra Direta Local (Cdlaf), o programa tem como objetivos a garantia do direito humano à alimentação para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e/ou de insegurança alimentar; o fortalecimento da agricultura familiar, a geração de trabalho e renda no campo e a promoção do desenvolvimento local por meio do escoamento da produção para consumo da região produtora.

Atualmente, no município de Sousa, 234 agricultores familiares produzem os alimentos para consumidores beneficiários de 24 instituições sociais de apoio ao drogado, asilos, hospitais, creches, escolas públicas estaduais e municipais, associações evangélicas, dentre outras, um público de 6.657 pessoas. A doação dos alimentos é feita semanalmente, em todas as entidades beneficiadas.

As associações comunitárias rurais dos núcleos habitaciona
is II e III, além da comunidade Jenipapeiro, nos municípios de Sousa e São Gonçalo são as principais fornecedoras de frutihortigranjeiros e cereais. No ano passado foram produzidas mais de 300 toneladas desses alimentos.

Programação - De acordo com a programação estabelecida para esta quarta-feira (04), o encontro começará às 9 horas, com uma palestra do técnico do MDA Arnoldo Campos que falará sobre as estratégias a para aquisição de produtos da agricultura familiar para compor a merenda escolar. Ainda pela manhã, a partir das 10h15minh, entra em debate a política adotada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para aquisição de alimentos para a merenda escolar e quais os mecanismos adotados para essa aquisição. A palestrante da vez será a professora Maria Luiza, do FNDE. A reunião prosseguirá na parte da tarde com as palestrantes Rozane Triches, de Dois Irmãos, Rio Grande do Sul e Sandra Albuquerque, de Pernambuco que farão demonstrações de experiências bem sucedidas nos dois estados. No final da tarde, os extensionistas Lindolfo Carvalho e Dinara Leslye dirão quais são as experiências adquiridas pela Emater do Rio Grande do Norte na aplicação dos programas Compra Direta e Agroindustrialização da Agricultura Familiar.

Na quinta-feira (05), a partir das 9h, técnico paraibano José Marques Furtado fará uma explanação sobre a execução do Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade Compra Antecipada Especial com Doação Simultânea. Em seguida haverá debate sobre o assunto. No início da tarde do mesmo dia, dois grupos de trabalho especialmente designados para esse fim deverão tratar sobre os obstáculos encontrados na execução do Programa de Aquisição de Alimentos nos Estados ali representados e apresentar soluções para todos eles. O encontro se encerra às 16hs, após a apresentação de trabalhos específicos e a realização de uma ampla discussão sobre os temas abordados pelos presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: