Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

segunda-feira, 9 de março de 2009

Forrageiras alternativas para feno


A produção de feno a partir de forrageiras alternativas faz parte de um projeto desenvolvido pela Embrapa Pantanal, com apoio da Petrobras, estruturou assentamentos da região de Corumbá (MS) para produzir a suplementação alimentar para o gado no período de seca. O pesquisador Frederico Lisita será entrevistado no programa. Ele coordena o projeto desde 2007 e já implantou nove secadores solares em assentamentos. Ele conduziu dias de campo nesses assentamentos para transferir a tecnologia e a instalação de unidades de observação.

De uma forma bastante ilustrativa, o zootecnista recorre à fábula "A cigarra e a formiga" para mostrar aos pequenos produtores a importância de estocar alimentos para o gado no inverno.

Frederico indica várias alternativas de alimentação, mas destaca os resultados do feno, uma opção mais barata e que aproveita recursos forrageiros disponíveis na região, como a bocaiúva, o algodão de seda, a mandioca, o capim elefante, a leucena e outras. Segundo Frederico, a fenação é o processo de triturar e desidratar as forrageiras sob ação do sol e do vento para conservá-las e servir aos animais durante a estiagem.


O projeto também garantiu a instalação de trituradores de forragens e a construção de secadores solares (semelhantes a terreiros de café) para grupos de produtores. Toda essa estrutura tem uso coletivo e os produtores ajudaram na instalação e na manutenção do equipamento. Nos dias de campo, Frederico demonstrou na prática como as forrageiras devem ser cortadas, trituradas e secadas. A cada duas ou três horas, o material deve ser revolvido para que a secagem ocorra por igual.

Baixe o VIDEO aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: