Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

segunda-feira, 9 de março de 2009

Manejo agroecológico com algodão no Semi-Árido


O Manejo Agroecológico com Algodão no Semi-árido é um projeto que ensina os agricultores nordestinos a produzir algodão sem uso de veneno, desenvolvido pela Embrapa Algodão em parceria com associações e cooperativa da agricultura familiar, ONG ARRIBAÇÃ, MDA, MCT, AS-PTA, ONGIFA, PATAC, EMATER-PB, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Remígio-PB, Cassarengue-PB, Solânea-PB e Pólo Sindical da Borborema.

“O projeto tem como objetivo divulgar de forma participativa o desenvolvimento dos sistemas produtivos, tendo como matriz produtiva a agroecologia", diz o pesquisador responsável pela experiência, Melchior Batista. "No momento estamos trabalhando a transição agroecológica das unidades de produção familiar, tendo como ponto de partida a cultura do algodão que tradicionalmente e culturalmente esteve presente no seio da agricultura familiar da região. Portanto, retomar, estimular e gerar renda através do cultivo do algodão agroecológico nas unidades de produção familiar da região é a estratégia da transição agroecológica”.

No ano de 2006, o projeto teve a participação de 18 famílias de agricultores. Estes foram inseridos em um processo de formação que discutiu as questões sobre uma agricultura livre de agrotóxicos e de queimadas. A forma de comercialização está sendo construída e exercitada pelos agricultores familiares com apoio das instituições de assessoria com as empresas do setor têxtil como YD Confecções, de São Paulo e Coopnatural, da Paraíba.

Baixe o VIDEO aqui

Um comentário:

  1. Muito bom seu blog gostei mesmo
    ja estou acompanhando e irei colocar o link aqui junto ao meu

    www.Rxeco.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: