Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

domingo, 22 de março de 2009

Idaron reafirma parceria com a Bolívia para proteger as criações de gado do país vizinho

Na última terça-feira (17), a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), se reuniu em Guajará-Mirim com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Servicio Nacional de Acuidad Sanitaria y Inocuidad Alimentar (Senasag/Bolívia) e a Federación de los Ganaderos do Beni (Fegabeni). O objetivo do encontro foi a apresentação dos resultados alcançados durante o 16º Ciclo de Vacinação contra a Febre Aftosa em Bovinos e Bubalinos, realizado durante o mês de dezembro do ano passado, nos 1.444 quilômetros de fronteira que separam Rondônia e Bolívia.

Participaram do encontro o presidente da Idaron, Augustinho Pastore, o médico veterinário, Fernando Diehl, que representou o MAPA, além de Carlos Peñaranda, diretor do Senasag, e de pessoas ligadas ao setor produtivo dos dois países. Na oportunidade, os participantes discutiram ações conjuntas a serem desenvolvidas pelos serviços veterinários oficiais dos dois países, principalmente na área que separa Rondônia e o departamento do Beni, no território vizinho.

Os técnicos bolivianos e brasileiros expuseram o relatório com as metas atingidas durante o Ciclo de Vacinação. Foram imunizados mais de oito mil animais nas propriedades da Bolívia. Também houve a apresentação de toda a estrutura colocada em campo, como número de servidores da Idaron e Senasag envolvidos na vacinação, barcos quero-quero (de uso da Idaron), voadeiras, motos, veículos, combustível, entre outros.

O presidente da autarquia que cuida da sanidade animal de Rondônia reafirmou o compromisso de manter a parceria com a Bolívia para proteger as criações de gado do país vizinho. “Nesta reunião, já foi programada a doação de material de divulgação, como cartazes e panfletos, treinamento de médicos veterinários, além do oferecimento de toda a estrutura da Idaron para o 17º Ciclo de Vacinação na Bolívia, que deve acontecer até o final do primeiro semestre deste ano”, apontou Augustinho Pastore.

No final da atividade, os representantes da Idaron, MAPA e Senasag assinaram um termo de compromisso para realização de ações de sanidade animal entre os dois países.



Fonte: Rondonoticias
Autor:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: