Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 6 de março de 2009

Novos produtos industrializados de fubá de milho


O fubá de milho ganhou novas aplicações na indústria de alimentos, como resultado da pesquisa tecnológica realizada pela Embrapa Agroindústria de Alimentos e a GEM Alimentos (GO). O pesquisador José Luís Ascheri e a equipe da GEM Alimentos desenvolveram dois produtos utilizando a tecnologia de extrusão: uma farinha indicada para a produção de empanados e nuggets e a outra, apropriada para substituir parcialmente a cevada maltada na produção de cervejas. “Com isto, a indústria de alimentos pode acrescentar valor a uma matéria-prima que existe em grande quantidade e que é barata, por meio de sua transformação em outros produtos”, informa.

Como resultado da produção de grits, matéria-prima para a fabricação de snacks, o fubá, parecido com a semolina na granulometria, é um subproduto da moagem de milho, que se acumula em grandes quantidades na indústria moageira e que tem dificuldades para lhe dar uma destinação rentável. O desenvolvimento destes produtos derivados do fubá oferece à indústria de moagem alternativas para a utilização para fins alimentícios, e conseqüentemente pode dar vazão à grande quantidade de fubá resultante do processamento do milho. O fubá vinha sendo comercializado a baixo preço até para a indústria de minérios, que o utiliza na separação do ferro.

São diversos os benefícios do desenvolvimento dos novos produtos. Por exemplo, a utilização do fubá pré-cozido para a cervejaria beneficia duplamente a indústria da bebida: diminui o custo da matéria-prima (a cevada maltada é bem mais cara) e reduz consideravelmente o tempo de produção de cerveja.

Baixe o Video Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: