Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 6 de março de 2009

Produção de búfalo leiteiro

A Embrapa Rondônia desenvolve projeto para estimular a bubalinocultura para produção de leite e carne no Estado, por meio da implantação de um sistema de produção, divulgação e adoção de tecnologias envolvendo manejo reprodutivo, sanitário e nutricional, buscando novas alternativas de mercado e a permanência do agricultor familiar no campo. O búfalo é considerado um animal doméstico dócil e de extrema versatilidade, podendo produzir carne, leite e trabalho nas mais variadas condições climáticas.

A Embrapa Rondônia, em parceria com a Embrapa Amazônia Oriental, apresenta a criação de búfalas com aptidão leiteira como uma alternativa sustentável para a diversificação de pequenas propriedades no estado de Rondônia. Para tanto, serão praticadas ações de transferência de tecnologias sobre a formação, o manejo e a avaliação de pastagens, suplementação alimentar, manejo reprodutivo e sanitário.

No estado de Rondônia existe um grande número de agricultores familiares que, em sua maioria, desenvolve atividade na pecuária leiteira. No entanto, diversos problemas estão relacionados com essa atividade: baixa produtividade, problemas sanitários e reprodutivos e, conseqüentemente, uma produção de baixa qualidade e pouco valorizada. Isto compromete de forma significante a competitividade desses produtores e a permanência deles na atividade e no campo.

Segundo o médico-veterinário da Embrapa Rondônia, Marivaldo Figueiró, serão utilizados cursos, palestras, dias de campo, nos quais o agricultor terá oportunidade de conhecer as tecnologias de manejo e com isso contribuir para o aperfeiçoamento do processo de implantação de sistemas de produção de búfalos de aptidão leiteira no estado.

Baixe o VIDEO Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: